São Paulo já acumula 50% da média de setembro

17/09/2018 às 15:49
por Josélia Pegorim

Atualizado 18/09/2018 às 04:15

Oferecimento
Última semana do inverno será úmida em SP, mas sem frio intenso.

O total de chuva acumulado em setembro na cidade São Paulo, até a manhã do dia 17, foi de 42,4 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia na região do Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo. Em 17 dias já choveu cerca de 50% da média normal de chuva para setembro, que é de aproximadamente 85 mm.

 

A chuva foi mal distribuída na primeira quinzena do mês e maior quantidade ocorreu entre os dias 4 e 5 de setembro, quando choveu 24,2 mm. Em relação ao ano passado, setembro de 2018 acumula muito mais chuva, pois em setembro de 2017 fechou com apenas 11,1 mm. A secura de setembro de 2017 foi notável na cidade São Paulo. O INMET só registrou chuva nos dois últimos dias do mês.



Terça-feira com pancadas de chuva em SP

Para esta terça-feira, 18 de setembro, a previsão é de que o estado São Paulo ainda sinta a influência de grandes áreas de instabilidade que estão espalhadas por todo o Sudeste e também sobre o Centro-Oeste do país. Assim, uma grande quantidade nuvens continua sobre São Paulo nesta terça-feira, mas com períodos de sol. Pode chover a qualquer hora na maior parte do estado. O maior risco de chuva forte é para norte do estado, a Mantiqueira e Vale do Paraíba.

Na Grande São Paulo, o sol aparece entre muitas nuvens nesta terça-feira e chove principalmente na madrugada e pela manhã. A chuva que ocorrer será fraca a moderada. A temperatura sobe e a sensação à tarde já será de um calorzinho. Não tem previsão de frio intenso nestes últimos dias de inverno.

Acompanhe a chuva sobre a Grande SP pelos radares Climatempo-USP

 

 

Foto de Clara Machado, São Paulo (SP)

 

Chuva no interior de SP

Várias áreas no estado de São Paulo acumularam mais de 30 mm de chuva entre o meio da tarde do dia 16 e o meio da tarde de 17 de setembro. Confira alguns volumes medidos pelo INMET entre 14h de 16/9/18 e 14h de 17/9/18

 

Jales: 47,6 mm

Presidente Prudente: 44,8 mm

Ourinhos: 37,4 mm

Votuporanga: 36,6 mm

Rancharia: 35,6 mm

Marília: 34,6 mm

Valparaíso: 30,8 mm

 

 

Inverno termina úmido

Esta é a última semana do inverno. A primavera começa oficialmente no próximo sábado, dia 22 de setembro.

Até a sexta-feira, 21, áreas de instabilidade continuam sobre o estado de São Paulo e mais pancadas de chuva são esperadas para todas as regiões do estado. A chuva tende a ocorrer em geral à tarde e à noite, com risco de raios. As cidades do oeste e do norte o estado de São Paulo terão chuva mais frequente e maior risco de temporais.

Uma nova frente fria passa pelo litoral paulista entre a quinta e a sexta-feira, 20 de setembro, mas não traz grande queda da temperatura. O maior efeito desta frente fria será o de manter as áreas de instabilidade e as condições para chuva sobre São Paulo.

 

Primavera começa com sol

O tempo seca nos primeiros dias da primavera no estado de São Paulo. A previsão é de que o sol forte volte a predominar e os níveis de umidade no ar voltem a baixar. A temperatura sobe também na Grande São Paulo.

De forma geral, a primavera será com chuva irregular em São Paulo e deve chover menos do que a média. Períodos secos podem ocorrer em outubro. A tendência é de que a temperatura fique acima de média, mas alguns dias com temperatura amena ainda ocorrem durante a estação.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

12°
min

19°
max

3mm / 20%