Bahia e Piauí com temperaturas beirando os 40°C

20/09/2018 às 17:18
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Massa de ar seco persiste sobre a Região Nordeste e a primavera ainda vai começar com pouca chuva.

Uma extensa massa de ar seco continua dominando a Região Nordeste, mantendo a umidade do ar baixa e assim, impedindo a formação das nuvens de chuva. Chama a atenção o calor intenso, especialmente sobre o interior da Bahia e do Piauí. As temperaturas máxima estão beirando os 40°C há vários dias. 

 

São várias localidades do centro-oeste da Bahia e do interior do Piauí que vêm registrando temperaturas acima dos 39°C, como Floriano (PI), Esperantina (PI), Piripiri (PI), Oeiras (PI), Bom Jesus do Piauí (PI), Alvorada do Gurgueia, além de Ibotirama (BA), Bom Jesus da Lapa (BA), Santa Rita de Cássia (BA), Formosa do Rio Preto (BA), entre outras. 

 

Floriano atingiu 40,4°C esta semana, na última quarta-feira (19), pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).  

 

Foto: Lavinia Salazares. Oeiras/PI.

 

Apesar do calorão, essa é uma situação normal para a Região nesta época do ano. É em setembro que começa o famoso "B R O Bró". O termo é usado popularmente para indicar a época mais quente do ano especialmente no estado do Piauí, que vai de setembro a dezembro. 

 

Será que você aguenta do B r o bró do Piauí?

 

Os últimos dias oficiais do inverno ainda serão de muito sol e calor, praticamente sem chuva na Região Nordeste. Há expectativa apenas de chuva passageira em praias do litoral leste nordestino e algumas pancadas de chuva isoladas sobre o interior e norte do Maranhão. 

 

A Primavera no Brasil começa sábado (22), às 22h54 pelo horário de Brasília e a estação ainda entra seca no Nordeste. Nos próximos dias, somente o litoral sul da Bahia volta a ter um pouco mais de instabilidade. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

21°
min

30°
max

10mm / 67%