Semana de temporais no Sul

23/09/2018 às 09:45
por César Soares

Oferecimento
Os primeiros dias de primavera serão marcados por grandes volumes de chuva em todos os estados da Região

Diversas áreas de instabilidade vão se espalhar pela Região Sul ao longo desta primeira semana de primavera. A previsão da Climatempo indica um risco alto para pancadas de chuva forte, muitos raios e ventania nos próximos dias.

 

Destelhamento de casa em Gravataí, RS - Rodrigo Fio

 

O domingo já foi marcado pela chuva abrangente e intensa no estado do Rio Grande do Sul. Destaque para a cidade de Canguçu (RS), no sul gaúcho, que só pela manhã já havia registrado cerca de 25mm de chuva, segundo o Inmet.

 

As rajadas de vento passaram dos 100 km/h, também por informações do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

109 km/h em Canguçu
103 km/h em Mostardas
96 km/h em Jaguarão
88 km/h em Santana do Livramento
83 km/h em Rio Grande
74 km/h em Tramandaí

 

Em Porto Alegre, o aeroporto Salgado Filho registrou 81 km/h às 04h da manhã. 

 

Isso é resultado de dois sistemas que atuam sobre a Região, uma frente fria em alto mar que favorece o transporte de nuvens carregadas e um sistema de baixa pressão atmosférica no sul da Bolívia que também auxilia na formação da nebulosidade.

 

 

ALERTA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

 

A semana segurá com tempo instável sobre a Região Sul do país. A frente fria que atua neste domingo, tende a ir embora a partir da segunda-feira (24). Só que outros sistemas seguirão organizando a nebulosidade e favorecendo a formação de chuva nos próximos dias.

A intensidade das pancadas e das rajadas de vento podem provocar alagamentos e quedas de árvores pelo menos até a quarta-feira (26). Como a chuva persiste até o fim da semana, mesmo que variando de intensidade, o risco para deslizamentos de terra também se eleva.

 

chuvap1_su

 

Nas áreas em verde do mapa, que passa principalmente pelas áreas da Campanha, Oeste e Missões do Rio Grande do Sul, o volume de chuva, até o dia 28 de setembro, pode superar os 100mm.

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

21°
min

31°
max

10mm / 67%