Oferecido por
Diversas áreas de instabilidade vão se espalhar pela Região Sul ao longo desta primeira semana de primavera. A previsão da Climatempo indica um risco alto para pancadas de chuva forte, muitos raios e ventania nos próximos dias.
Destelhamento de casa em Gravataí, RS - Rodrigo Fio
O domingo já foi marcado pela chuva abrangente e intensa no estado do Rio Grande do Sul. Destaque para a cidade de Canguçu (RS), no sul gaúcho, que só pela manhã já havia registrado cerca de 25mm de chuva, segundo o Inmet.
As rajadas de vento passaram dos 100 km/h, também por informações do Instituto Nacional de Meteorologia.
Em Porto Alegre, o aeroporto Salgado Filho registrou 81 km/h às 04h da manhã.
Isso é resultado de dois sistemas que atuam sobre a Região, uma frente fria em alto mar que favorece o transporte de nuvens carregadas e um sistema de baixa pressão atmosférica no sul da Bolívia que também auxilia na formação da nebulosidade.
ALERTA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
A semana segurá com tempo instável sobre a Região Sul do país. A frente fria que atua neste domingo, tende a ir embora a partir da segunda-feira (24). Só que outros sistemas seguirão organizando a nebulosidade e favorecendo a formação de chuva nos próximos dias.
A intensidade das pancadas e das rajadas de vento podem provocar alagamentos e quedas de árvores pelo menos até a quarta-feira (26). Como a chuva persiste até o fim da semana, mesmo que variando de intensidade, o risco para deslizamentos de terra também se eleva.
Nas áreas em verde do mapa, que passa principalmente pelas áreas da Campanha, Oeste e Missões do Rio Grande do Sul, o volume de chuva, até o dia 28 de setembro, pode superar os 100mm.