Tempestade subtropical Kirk avança sobre o mar do Caribe

28/09/2018 às 00:59
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chove muito nesta sexta-feira sobre parte das Pequenas Antilhas. Sistema é visível em imagens de satélite da América do Sul.

A tempestade tropical Kirk se desloca pelo Atlântico Norte, mas relativamente próxima da costa norte da América do Sul. Por volta da meia-noite de 28 de setembro, o centro desta tempestade estava passando sobre Santa Lúcia, uma das ilhas que compõem as Pequenas Antilhas.

 

No boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), das 3:00 UTC (00 H de 28/9/18, em Brasília), o cetro de Kirk estava a 45 km a oeste de Santa Lucia e a 110 km ao sul/sudoeste da Martinica. O sistema se movia para oeste, em direção ao mar do Caribe, com 19 km/h e ventos sustentados com 85 km/h, mas com rajadas mais fortes.

 

Várias áreas das Pequenas Antilhas entraram na madrugada desta sexta-feira, 28 de setembro debaixo de muita chuva e deve chover muito ainda pela manhã e em parte da tarde.

A previsão é que Kirk enfraqueça e se torne uma depressão tropical até a noite desta sexta-feira, mas ainda deve provocar chuva moderada a forte durante o sábado sobre porções do mar do Caribe.

 

 

Tempestade tropical Kirk passa sobre a ilha de Santa Lucia, nas Pequenas Antilhas

 

O NHC acompanha nos próximos dias outra área de instabilidade forte, deixada pela ex-tempestade subtropical Leslie, mas que está se reorganizando novamente e  poderá se transformar outra vez uma tempestade subtropical ou em uma tempestade tropical nas próximas 48 horas.


O vento forte e a chuva forte desta tempestade tropical não afetam o Brasil, mas é interessante acompanhar o deslocamento desta tempestade pelas imagens de satélite da América do Sul.

No site da Climatempo, no menu principal da barra azul superior clique em satélite. Selecione a região “América do Sul” e em seguida, com o mouse, mova a imagem para baixo, para aparecer uma porção maior do Atlântico Norte na parte superior da imagem.  O Amapá e Roraima em geral ficam visíveis.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%