Tufão Trami ameaça o Japão

29/09/2018 às 15:31
por Bianca Lobo

Oferecimento
Rajadas de mais de 200km/h foram registradas com a chegada do sistema

Um novo tufão irá provocar tempo severo no Japão. Trami chegou entre sexta-feira e o sábado nas ilhas mais ao sul do país, com rajadas de vento de 191 km/h em Naha, capital de Okinawa, e de 202 km/h em Itokazu. No decorrer do fim de semana esse sistema se desloca para nordeste e vai atingir as principais ilhas japonesas no domingo.

 

No último informe emitido pela Agência Japonesa de Meteorologia, o vento máximo do sistema era de aproximadamente 157 km/h, o que equivale a um ciclone tropical categoria 2. A previsão é de que Trami mantenha a mesma intensidade até a noite de domingo no Japão (fim da manhã no Brasil).

 

No mapa a seguir é apresentada a previsão para as maiores rajadas de vento na região até a tarde de terça-feira (noite de segunda-feira no Brasil). Os tons em rosa indicam a previsão de rajadas de vento superiores a 80 nós, o que corresponde a aproximadamente 148 km/h.

 

Vento_ECMWF

 

O tufão Trami deverá provocar também chuva volumosa, com potencial para deslizamentos de terra, em especial nas áreas do sul e sudoeste do país. Os ventos intensos sobre o oceano vão provocar a elevação do nível do mar, com ondas de até 10 metros, o que mantém as regiões costeiras em alerta para alagamentos.