Outubro começa com muito calor Nordeste

01/10/2018 às 10:57
por Angela Ruiz

Oferecimento
Várias cidades podem registrar baixa umidade e temperatura próxima de 40°C, nesta semana

O ar muito seco pelo interior colabora para o aumento do calor em praticamente toda a região Nordeste do Brasil. Com o sol forte, a temperatura naturalmente sobe. A umidade fica baixa e diversas localidades podem registrar índices abaixo de 30%.

 

Calor e pouca chuva na maior parte do Nordeste

 

A primeira semana de Outubro será de calor e pouca chuva na maior parte do Nordeste. A chuva basicamente ficará concentrada na costa leste do Nordeste. Nesta terça-feira (02), grande parte da Região fica sob o domínio de uma forte massa de ar seco que tem provocado muito calor em várias cidades do interior. Os termômetros sobem rápido nestes dias quentes.

 

Para se ter uma ideia, de como tem feito calor, ontem (30), várias cidades nordestinas registraram temperaturas próximas de 40°C. Na cidade de Piripiri, no Piauí, o  termômetro marcou 39,9°C. Em, Formoso do Rio Preto, a temperatura chegou a 39,6°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Veja na tabela abaixo outras temperaturas:

 

calor-nordeste

 

 

E vem mais calor por aí! Pelo menos até sexta-feira (05), todo o Nordeste terá predomínio de muito sol e calorão. Pelo interior, as cidades nordestinas podem registrar novamente altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar. Vários estados do Nordeste podem registrar focos de fogo.

 

Chuva no litoral

 

Ao longo da semana, os ventos úmidos que sopram do mar ajudam a formar algumas nuvens sobre a faixa leste do Nordeste. Nesta terça-feira, entre o litoral sul da Bahia e Recife, o sol brilha forte e chove de forma rápida e passageira.

 

Foto: Lucas Oliveira Torres - Fortaleza - CE 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Recife - PE

22°
min

30°
max

25mm / 90%

Fortaleza - CE

25°
min

30°
max

30mm / 80%