Sul do Brasil muito instável com risco de temporais

09/10/2018 às 16:11
por Maria Clara Machado

Atualizado 09/10/2018 às 16:16

Oferecimento
Frente fria se desloca e quarta-feira será de alerta em grande parte da Região.

O deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil associada à áreas de instabilidade deixa a quarta-feira (10) com o tempo muito instável na Região. Chove na maioria das áreas e o alerta é para mais temporais. 

 

As áreas de instabilidade que já se espalham pela Região Sul do Brasil ganham o reforço da frente fria, por isso a previsão é de tempo bastante carregado, com chuva desde cedo no norte do Rio Grande do Sul, no estado de Santa Catarina e em todo o oeste e sul do Paraná. É alto o risco de temporais em todas essas áreas. 

 

satélite_SUL_09.10   Imagem de satélite mostra a grande quantidade de nuvens sobre o Sul do Brasil na tarde desta terça-feira (9)

 

A tarde desta terça-feira (9) foi marcada por temporais no Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), só no período de uma hora choveu 33 mm em Canguçu (RS), 30 mm em Mostardas (RS), 20,6 mm em Santa Rosa (RS) e durante quatro horas o acumulado chegou a 39 mm em em Foz do Iguaçu (PR).

 

Foto: Nilviane Scheffer. Cruz Alta/RS

 

RS tem queda de temperatura e mais chuva

A chuva deve diminuir apenas no sul do Rio Grande do Sul e a entrada de ventos polares diminui as temperaturas na região.

 

A frente fria virou o tempo em Porto Alegre e a chuva continua durante toda a madrugada de quarta, mas durante o dia a tendência será do enfraquecimento da instabilidade. A capital gaúcha vai sentir uma queda acentuada nas temperaturas e o tempo fica úmido nesta quarta.  

 

o norte e noroeste do Rio Grande do Sul, além da região serrana, permanecem em alerta para chuva forte e que pode acontecer a qualquer hora. 

 

Alerta para mais temporais em SC e no PR 

O tempo fica mais instável em todo o estado de Santa Catarina com chuva desde cedo e alto risco de temporais, inclusive em Florianópolis

 

Mais nuvens carregadas vão crescer sobre o centro-oeste do Paraná e tendem a se espalhar por todas as áreas do estado. Das três capitais do Sul, Curitiba deve ter mais sol, ainda assim há risco de temporais

 

Atenção com os ventos fortes 

Atenção com as fortes rajadas de vento que poderão acontecer sobre o Sul ao longo desta quarta-feira. A maior parte da Região, inclusive as capitais, pode ter rajadas entre 60 km/h a 80 km/h

 

Há risco de vento mais intenso pelo litoral e trechos de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde as rajadas podem variar entre 80 a 100 km/h.  

 

Tendência para os próximos dias 

O Sul do Brasil vai continuar com o tempo instável sujeito a mais temporais nos próximos dias. Mais áreas de instabilidade associadas a uma baixa pressão atmosférica vão crescer sobre a Região e manter as condições para pancadas de chuva. A chuva diminui um pouco somente no Rio Grande do Sul no fim de semana. 

 

Confira abaixo o volume de chuva estimado para todo o Sul do Brasil nos próximos dias:

 

Chuva_SUL_9.10

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

16°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

15°
min

27°
max

0mm / 0%