Sudeste tem sábado de muito calor

12/10/2018 às 17:13
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura pode ser recorde em BH e chegar aos 40°C no norte de MG

A temperatura voltou a subir no feriado de 12 de outubro na Região Sudeste com a diminuição da chuva, a volta do sol e a entrada de ventos quentes. Em São Paulo, a temperatura subiu de 6°C a 9°C em relação à tarde de quinta-feira, 11. O norte de Minas Gerais que tem estado muito quente há dias, voltou registrar temperaturas acima dos 38°C em muitas áreas. Em São Romão, a temperatura chegou aos 40,7°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, e ficou entre as cinco mais altas no país na tarde do feriado.

 

Nas capitais, São Paulo ficou quase 7°C mais quente. Vitória chegou nos 30°C. Rio De Janeiro e Belo Horizonte passaram o feriado com muitas nuvens e por isso a temperatura não subiu muito, mas a sensação foi de abafamento.

O fim de semana começa muito quente no Sudeste, mas termina com temperatura em queda e muitas áreas por causa da mudança no tempo provocada por uma frente fria.



Sábado quente

A previsão é de um sábado muito quente no Sudeste. O sol fica forte em grande parte do dia por quase toda a Região. A nebulosidade diminui no Rio de Janeiro e no litoral de São Paulo e a temperatura sobe bastante nestas áreas.

Este sábado será o dia com mais sol calor no Sudeste de todo o feriado prolongado. A temperatura bate nos 40°C no noroeste de Minas Gerais. Em Belo Horizonte tem chance de recorde de calor. O atual é de 33,2°C, no dia 4 de outubro. Na cidade do Rio de Janeiro, a temperatura deve passar um pouco dos 35°C à tarde. Em Vitória e em São Paulo, os termômetros passam um pouco dos 30°C.

 

Onde chove?

Tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em todo o estado de São Paulo. Há risco de temporal inclusive na cidade de São Paulo por causa do calorão e da chegada de uma frente fria ao litoral paulista. A partir do fim da tarde, também deve chover no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira e no centro-sul do Rio de Janeiro, inclusive na cidade do Rio. A chuva pode cair moderada a forte nestas áreas.

Não tem previsão de chuva para o sábado no norte do Rio de Janeiro, nem para o Espírito Santo e nem para Belo Horizonte e as outras regiões mineiras.

 

 

SP_Campinas-por-Sandra-Regina-Cappovila-29-9-18-fim-da-tarde (1)

foto de Sandra Regina Cappovila, Campinas (SP)

 

Domingo com virada no tempo

No domingo, 14, o tempo tem uma virada radical por quase todo a Região Sudeste por causa da frente fria que estará se deslocando pelo litoral do Rio de Janeiro e até a noite chega ao litoral capixaba.

 

Todo o estado de São Paulo, o centro-sul do estado do Rio de Janeiro, o Sul de Minas e a Zona da Mata Mineira terão um domingo com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. A temperatura cai em todas estas áreas e risco de chuva forte. No leste de São Paulo, onde estão a capital e o litoral paulista, e também no litoral sul fluminense (região de Paraty e Angra dos Reis), o tempo fica fechado, com chuva frequente. A sensação durante o dia na Grande São Paulo será de um friozinho. a cidade do Rio só deve chover depois do fim da tarde.

 

No norte do Rio de Janeiro, no centro, oeste e leste de Minas e no centro-sul do Espírito Santo, ainda faz bastante calor, mas o tempo muda no decorrer do domingo. A nebulosidade aumenta e pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite, podendo chover com moderada a forte intensidade. Em Vitória só deve chover à noite.

 

A Região Sudeste terá mais chuva na próxima semana. Veja como fica a previsão.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

20mm / 80%