1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Semana de chuva na Região Sudeste
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana de chuva na Região Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de HVL, Coronel Fabriciano (MG)

4 min de leitura

Oferecido por

A passagem de uma frente fria no fim da semana estimulou a formação de áreas de instabilidade por toda a Região Sudeste. No sábado, temporais ocorreram em São Paulo, no Sul de Minas e no estado do Rio De Janeiro. No domingo, com a chegada desta frente fria ao litoral capixaba, a chuva se espalhou pelo Espírito Santo e caiu muito forte na região mineira do Vale do Rio Doce.

 

Em Manhuaçu, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 105,8 mm em 5 horas, mas quase toda a chuva, aproximadamente 100 mm, caíram em apenas 2 horas, entre 14h e 16h. Em poucas horas, a cidade de Manhuaçu recebeu toda a chuva que normalmente deveria ocorrer ao longo do mês de outubro. A média de chuva para outubro é de 103 mm.

Além do Vale do Rio Doce, pancadas de chuva voltaram a ocorrer no Vale do Jequitinhonha, outra região mineira que tem estado muito seca e quente.

 

Na animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16, é possível ver aglomerados de nuvens bastante carregadas (manchas vermelhas) sobre a região de Manhuaçu e em outras áreas na divisa de Minas com o Espírito Santo.

 

 

Manhuacu_temporal_14-10-18

 

 

Semana de chuva no ES e norte de MG

A passagem desta frente fria pelo Sudeste do Brasil ajuda a mudar a circulação de ventos, o que vai permitir a concentração de ar úmido e formação de áreas de instabilidade sobre todo a área norte e leste de Minas Gerais. Esta semana será de tempo instável sobre o Espírito Santo, Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha e sobre o Noroeste de Minas Gerais. As pancadas de chuva serão frequentes e podem ser fortes.

Até a quinta-feira, as condições para chuva são altas nestas regiões. Veja como fica a previsão para o Sudeste até o fim da semana.

 

Menos calor

A chuva vai aliviar o calorão. No domingo, 14 de outubro, a cidade de São Romão, no Noroeste Mineiro, voltou a registrar 40°C. A temperatura chegou aos 40,7°C, segundo o INMET, uma das cinco mais altas do país.

A região de Belo Horizonte, que teve recorde de calor no sábado, 13, também terá mais nebulosidade e chuva nos próximos dias e que vão fazer a temperatura baixar.

 

Chuva em todo o Sudeste

No decorrer desta semana, o tempo fica instável,com condições para chuva em toda a Região Sudeste. Nesta segunda-feira, 15 de outubro, todos os estados passam o dia com muitas nuvens e há condições para chuva a qualquer hora.Há risco de chuva moderada a forte não só para o Espírito santo, norte e o leste de Minas, mas também para outras regiões mineiras e pelo interior de São Paulo.

 

Tempo nas capitais

Nas capitais, São Paulo tem uma segunda-feira nublada, com chuva e temperatura baixa. No Rio de Janeiro pode chover a qualquer hora, mas não tem risco de ventania e nem temporal. Em Belo Horizonte, há risco de chuva forte e o calor diminui. Vitória fica nublada, com chuva e temperatura amena.

 

Toda a Região Sudeste terá mais chuva até o fim da semana. As capitais terão muita nebulosidade de chuva frequente quase todos os dias. O dia com mais sol na semana deve ser a quinta-feira. Outra frente fria está prevista para o fim da semana.

 

 

Foto de HVL, Coronel Fabriciano (MG)

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias