Bahia, Maranhão e Piauí registram chuva volumosa

16/10/2018 às 12:08
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Risco de temporais permanece alto sobre o interior dos estados com a formação de mais nuvens carregadas

A passagem de uma frente fria pelo sul da Bahia estimulou uma mudança na circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera. A umidade voltou a se espalhar por áreas do interior nordestino permitindo a formação de nuvens carregadas e a chuva foi volumosa nas últimas 24 horas. O risco de temporais permanece alto pelo menos nos próximos dois dias.


Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 62 mm em Correntina (BA), 46,2 mm em Estreito (MA) e 43 mm no município de Castelo do Piauí (PI), entre às 9 horas da segunda-feira (15) e às 9 horas desta terça-feira (16). Várias cidades do interior da Bahia, do Maranhão e do Piauí, acumularam volumes entre 30 a 45 mm de chuva.

 

Veja abaixo os maiores volumes de chuva registrados no Nordeste em 24 horas:

 

chuva volumosa NE

 

Interior do Nordeste com mais chuva 

A notícia é boa e traz alívio para os agricultores e moradores da região. As condições para a formação de nuvens de chuva permanecem altas ainda no decorrer desta terça e durante a quarta-feira.

 

satélite_NE

  Imagem de satélite mostra as áreas de nuvens carregadas que voltaram a se formam pelo interior do Nordeste. 

 

A previsão é de mais chuva e temporais sobre o centro-sul do Maranhão, centro-sul do Piauí, centro-oeste e norte da Bahia e o sertão de Pernambuco. Todas essas áreas poderão ser beneficiadas por chuva com acumulados expressivos, acima de 30 mm.


O aumento da umidade também vai favorecer a ocorrência de algumas pancadas de chuva pelo interior do Ceará, do Paraíba, de Sergipe e Alagoas, além da capital Teresina, no Piauí nos próximos dias.

 

O Rio Grande do Norte é o único estado que não deve receber chuva nos próximos dias, apesar do aumento da umidade pelo interior do Nordeste. O litoral também segue a tendência de pouca ou nenhuma chuva. Algumas áreas poderão ter rápidas pancadas de chuva, mas em geral de fraca intensidade. Fortaleza (CE) e Natal (RN) ficam com a menor possibilidade de chuva.

 

 

 

 

 

 


CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

24°
min

31°
max

10mm / 80%

Teresina - PI

24°
min

32°
max

40mm / 80%

FASES DA LUA

  • Cheia
    21/01
  • Minguante
    27/01
  • Nova
    05/01
  • Crescente
    14/01

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09