Risco de temporais aumenta em Mato Grosso do Sul

17/10/2018 às 11:46
por Maria Clara Machado

Oferecimento
A expansão de áreas de instabilidade mantém alta as condições de chuva em todo o Centro-Oeste

As condições de chuva voltaram a aumentar sobre o sul de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (17), com o crescimento e a chegada de nuvens carregadas vindas do Paraguai. O risco de temporais aumenta por todo o estado, mas os maiores volumes deverão ser observados na parte sul, perto da fronteira com o Paraguai. 

 

Ponta Porã, Sete Quedas e Amabai, são alguns municípios que já começaram o dia com chuva. O tempo continua instável e há previsão de mais chuva em todo o sul de Mato Grosso do Sul no decorrer da tarde e da noite, com alerta para chuva forte.

 

Em outras áreas do estado, inclusive em Campo Grande, o predomínio ainda é de sol e muito calor. O aquecimento, a umidade disponível na atmosfera e a expansão de áreas de instabilidade sobre o Centro-Oeste, vão ajudar a provocar pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Também há risco de temporais

 

Satélite_CO_17.10

Imagem de satélite mostra o forte núcleo de instabilidade que cresceu entre o Paraguai,
o sul de Mato Grosso do Sul e o oeste do Paraná.

 

GO, DF e MT com mais pancadas de chuva

Goiás, o Distrito Federal e Mato Grosso continuam com muita instabilidade nesta quarta-feira. As pancadas de chuva foram volumosas nas últimas 24 horas e as condições estão favorável para mais chuva a qualquer momento do dia. As pancadas de chuva poderão ser moderadas à fortes, acompanhadas por raios. 

 

Choveu 70,8 mm em Água Boa (MT), 61,6 mm em Primavera do Leste (MT), 43,8 mm em Silvânia (GO), 38,8 mm em Morrinhos (GO), 37,4 mm em Catalão (GO) e 37 mm em Pires do Rio (GO), entre às 9 horas da terça-feira (16) e às 9 horas desta quarta-feira (17), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

Foto: Roberto Machado  Naviraí - MS

 

Como fica o tempo nos próximos dias?

A quinta-feira promete muito abafamento por toda a Região Centro-Oeste. O sol vai aparecer e há previsão de mais pancadas de chuva com raios em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, com risco de chuva de moderada a forte intensidade

 

O sul de Mato Grosso do Sul terá chuva desde a madrugada e é a região com maior potencial para temporais e chuva volumosa no estado. As rajadas vento poderão chegar a 80 km/h durante a chuva em todo o estado. Também há alerta para temporais em todo o norte de Mato Grosso.

 

"Temos a atuação de um sistema de baixa pressão no Paraguai e uma nova frente fria vai avançar pelo Sul e o Sudeste, ajudando a manter a instabilidade sobre o Centro-Oeste, nos próximos dias", explica a meteorologista Josélia Pegorim. O resultado é mais chuva em grande parte da Região. 

 

No fim de semana, as condições de chuva diminuem em Mato Grosso do Sul e a entrada do ar fresco de origem polar vai diminuir as temperaturas no estado. O domingo (21) promete ser mais ameno em Mato Grosso do Sul.  

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

18°
min

30°
max

15mm / 67%