Sudeste registra temperatura abaixo dos 10°C

22/10/2018 às 12:17
por Josélia Pegorim

Oferecimento
O ar frio já está se afastando e é a chuva que será destaque no decorrer da semana

Baixas temperaturas, até menores do que 10°C ainda foram observadas no Sudeste do Brasil no amanhecer desta segunda-feira, 22 de outubro, por causa do ar frio de origem polar que ainda é sentido na Região. Este ar mais frio se espalhou sobre a Região com a passagem de uma frente fria. Mas o vento quente vindo do interior do Brasil já está ganhando força novamente sobre o Sudeste e a temperatura sobe rapidamente durante esta segunda-feira.

 

Menos de 10°C

No estado de São Paulo, o Instituto nacional de Meteorologia registrou 9,0°C em Campos do Jordão e, 9,5°C em Barra do Turvo, no sul do estado. Em Minas Gerais, a temperatura mínima foi de 8,9°C em Monte Verde e de 9,7°C em Maria da Fé. No Rio De Janeiro, fez 12,1°C na área rural de Nova Friburgo (Salinas) e 12,9°C parque nacional de Teresópolis. Também esfriou no Espírito Santo. A região de Venda Nova do Imigrante registrou 11,2°C e de Afonso Cláudio, 13,8°C.

Estas temperaturas, de todos os estados, são abaixo do comum para um dia de outubro.



Foto de Nelson Pacheco, Monte Verde (MG)

 

Semana com temporais

O destaque da semana na Região Sudeste será a chuva forte. As condições para chuva começam a aumentar a partir da tarde desta terça-feira, com a chegada de outra frente fria ao litoral paulista. As pancadas de chuva com raios, moderadas a fortes, ocorrem sobre o estado de São Paulo, no Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Triângulo e Alto Paranaíba e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro.

Na quarta-feira, 24 de outubro, a frente fria avança pelo litoral do Rio de Janeiro e as áreas de instabilidade se espalham pelo Sudeste. Há risco de chuva forte em São Paulo, no estado do Rio e em Minas Gerais e volta a chover em parte do Espírito Santo.

As áreas de instabilidade ficam sobre o Sudeste até o fim da semana e ganham força na sexta-feira com a chegada de outra frente fria. A semana será marcada por chuva e risco de chuva forte na Região Sudeste

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

30°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

17°
min

35°
max

0mm / 0%