Oferecido por
Baixas temperaturas, até menores do que 10°C ainda foram observadas no Sudeste do Brasil no amanhecer desta segunda-feira, 22 de outubro, por causa do ar frio de origem polar que ainda é sentido na Região. Este ar mais frio se espalhou sobre a Região com a passagem de uma frente fria. Mas o vento quente vindo do interior do Brasil já está ganhando força novamente sobre o Sudeste e a temperatura sobe rapidamente durante esta segunda-feira.
Menos de 10°C
No estado de São Paulo, o Instituto nacional de Meteorologia registrou 9,0°C em Campos do Jordão e, 9,5°C em Barra do Turvo, no sul do estado. Em Minas Gerais, a temperatura mínima foi de 8,9°C em Monte Verde e de 9,7°C em Maria da Fé. No Rio De Janeiro, fez 12,1°C na área rural de Nova Friburgo (Salinas) e 12,9°C parque nacional de Teresópolis. Também esfriou no Espírito Santo. A região de Venda Nova do Imigrante registrou 11,2°C e de Afonso Cláudio, 13,8°C.
Estas temperaturas, de todos os estados, são abaixo do comum para um dia de outubro.
Foto de Nelson Pacheco, Monte Verde (MG)
Semana com temporais
O destaque da semana na Região Sudeste será a chuva forte. As condições para chuva começam a aumentar a partir da tarde desta terça-feira, com a chegada de outra frente fria ao litoral paulista. As pancadas de chuva com raios, moderadas a fortes, ocorrem sobre o estado de São Paulo, no Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Triângulo e Alto Paranaíba e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro.
Na quarta-feira, 24 de outubro, a frente fria avança pelo litoral do Rio de Janeiro e as áreas de instabilidade se espalham pelo Sudeste. Há risco de chuva forte em São Paulo, no estado do Rio e em Minas Gerais e volta a chover em parte do Espírito Santo.
As áreas de instabilidade ficam sobre o Sudeste até o fim da semana e ganham força na sexta-feira com a chegada de outra frente fria. A semana será marcada por chuva e risco de chuva forte na Região Sudeste