Chuva deixa todos os estados do Sudeste em alerta

24/10/2018 às 18:10
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Grande área de baixa pressão atmosférica passa sobre a Região nas próximas 48 horas

O tempo voltou a ficar muito instável nesta quarta-feira nos estados de São Paulo, do Rio De Janeiro e também sobre o centro-oeste e o sul de Minas Gerais. São Paulo foi uma das regiões onde mais choveu no país na quarta-feira, 24 de outubro. Em alguns locais de Ribeirão Preto (norte do estado), choveu 110 mm entre o começo da madrugada até por volta das 14h30. No meio da tarde, fortes pancadas de chuva ocorreram no Triângulo Mineiro e no litoral sul do Rio de Janeiro.


Áreas de instabilidade começaram a crescer novamente sobre o Sudeste por causa da passagem de uma frente fria, que já está se afastando para alto-mar, entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Mas até o domingo, grandes volumes de chuva devem cair em áreas de todos os estados do Sudeste, inclusive nas capitais.

 

Quinta-feira com chuva forte

Nesta quinta-feira, 25 de outubro, áreas de instabilidade se intensificam e se espalham mais sobre a Região Sudeste. Há risco de chuva forte e volumosa em todas as regiões do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, a chuva mais forte e volumosa deve ocorrer sobre Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul de Minas, Grande Belo Horizonte e Zona da Mata Mineira. No Espírito Santo, a expectativa é que chova mais nesta quinta-feira no centro-sul do estado.


Nas capitais, esta quinta-feira será um dia muito instável. São Paulo tem predomínio de céu nublado e deve chover várias vezes durante o dia. A chuva mais forte é esperada para a madrugada. Durante a manhã e tarde deve chover com fraca a moderada intensidade.

Em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, também chove várias vezes e tem risco de chuva volumosa a qualquer hora. Em Vitória deve chover já pela manhã, mas a chuva se intensifica à tarde e à noite


Veja como fica o tempo no fim de semana do segundo turno das eleições 2018

 

Foto de Daniel JR, Romaria (MG)


Baixa pressão atmosférica

Não há previsão de nova frente fria passando pelo Sudeste nos próximos dias. O que vai manter e intensificar as áreas de instabilidade é uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre a Região.

A grande área de baixa pressão atmosférica começa a se organizar sobre a Região Sudeste durante esta quinta-feira, 25 de outubro. Na sexta, 26, o centro do sistema persiste sobre o interior do Sudeste, entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No sábado, 27, o centro da baixa pressão se desloca para o litoral do Rio de Janeiro e sobre o mar, forma um grande ciclone extratropical entre a costa do Rio de Janeiro e de Santa Catarina.

A presença desta área de baixa pressão atmosférica vai forçar a concentração de ar úmido e quente sobre o Sudeste, o que facilita a formação de maior quantidade de nuvens e mais nuvens carregadas sobre a Região. Por isso, o potencial para chuva forte e volumosa é maior nos próximos dias.

Embora o centro da baixa pressão atmosférica passe entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais nos próximos dias, as áreas de instabilidade se espalham por todo o Sudeste e todos os estados ficam sujeitos a chuva forte até o domingo.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%