Bahia continua com chuva forte nesta terça-feira

29/10/2018 às 15:51
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Frente fria está no litoral baiano e estimula a formação de áreas de instabilidade sobre o interior do Nordeste

Uma frente fria conseguiu chegar ao litoral da Bahia e desde o fim de semana está estimulando a formação de nuvens carregadas sobre o estado e outras áreas do interior do Nordeste. A chuva na Bahia passou de 70 mm em 24 horas e a situação é de atenção para mais chuva no decorrer desta terça-feira (30).  Há alerta para temporais na Bahia e risco de chuva forte pelo interior do Piauí e do Maranhão. 

 

A frente fria permanece no litoral baiano nesta terça-feira e o tempo vai seguir carregado, com chuva a qualquer momento no sul e no centro-oeste baiano. Além de forte, a chuva pode ser volumosa. O sol aparece forte na capital Salvador e no norte da Bahia, mas a partir da tarde há previsão de pancadas de chuva moderadas à fortes e com raios. 

 

Também há condições para mais pancadas de chuva sobre municípios do centro-sul do Maranhão e do Piauí, inclusive em Teresina e até no sertão de Pernambuco. 

 

Foto: Edimarcos Oliveira. Lapão/BA.

 

Chuva volumosa em 24h

A Bahia e o Piauí foram os estados do Nordeste que mais receberam chuva entre domingo (28) e esta segunda-feira (29). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 78 mm em Caravelas, no sul da Bahia, entre às 9 horas de domingo e às 9 horas desta segunda-feira. Esse foi o maior volume de chuva no Brasil no período. 

 

Em 24 horas, foram observados 77,6 mm em Queimadas (BA), 43,6 mm em Itamaraju (BA), 39 mm em Senhor do Bonfim (BA), 36,2 mm em Oeiras (PI), 28,2 mm em Abrolhos (BA) e 25 mm em Bom Jesus do Piauí (PI).  

 

Veja abaixo os maiores acumulados de chuva no Nordeste entre domingo e esta segunda-feira, pelo INMET: 

 

tabela chuva NE

 

Como fica o tempo na semana?

As condições de chuva devem persistir na quarta-feira (31) sobre quase todo o estado da Bahia, o sul Piauí e o sul Maranhão, mas o ar seco volta a ganhar força já na quinta-feira (1). O feriado prolongado de Finados promete sol forte, com algumas pancadas de chuva no oeste e sul da Bahia, no sul do Piauí e do Maranhão, mas sem alerta para temporais. 

 

Confira a estimativa de chuva para a Região Nordeste esta semana: 

 

chuva_NE_29.10

  

  

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

33°
max

20mm / 67%

Salvador - BA

26°
min

29°
max

35mm / 90%