Muita chuva em MG e no ES

29/10/2018 às 11:54
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Passagem de frente fria reforçou áreas de instabilidade e foram observados grandes acumulados. Saiba a tendência do tempo para a semana.

Fortes áreas de instabilidade se espalharam sobre o leste de Minas Gerais e o Espírito Santo provocando chuva forte e volumosa em diversos municípios durante o fim de semana. Minas Gerais pode esperar por mais pancadas de chuva nos próximos dias, enquanto a instabilidade tende a enfraquecer sobre o estado do Espírito Santo. 

 

Fim de semana debaixo de chuva 

A chuva veio forte e grandes acumulados foram observados entre o Vale do Rio do Doce e o Vale do Jequitinhonha, no estado de Minas Gerais. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou 55,6 mm em Capelinha, 45 mm em Itamarandiba, 42,4 mm na Serra dos Aimorés, 41,8 mm em Teófilo Otoni e 35,8 mm em Conceição do Mato Dentro, entre às 9 horas de domingo (28) e às 9 horas desta segunda-feira (29). As rajadas de vento chegaram a 85 km/h. A chuva também caiu sábado (27), com volumes entre 20 a 40 mm, segundo dados do INMET. 

 

Veja abaixo os maiores acumulados de chuva em Minas Gerais entre domingo e esta segunda-feira, segundo o INMET: 

 

chuva-mg

 

A chuva no Espírito Santo foi mais volumosa entre sábado (27) e o domingo (28), de acordo com os volumes do INMET. Foram registrados 27 mm em Alegre,  17,3 mm em Vitória, 13,2 mm em Alfredo Chaves, 11,8 mm em Nova Venécia e 10,4 mm em Afonso Cláudio. 

 

Veja abaixo os maiores volumes de chuva observados no Espírito Santo, entre às horas de sábado e às 9 horas de domingo, segundo o INMET: 

 

chuvaES_OK

 

Uma frente fria foi a responsável por intensificar as áreas de instabilidade, que ainda atuam entre o centro-norte e leste de Minas Gerais e o estado do Espírito Santo nesta segunda-feira. "Ainda há condições para chuva forte ao longo do dia e que pode ser volumosa. Belo Horizonte e Vitória ainda podem ter pancadas de chuva de moderada à forte intensidade", afirma a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

O Triângulo Mineiro também pode ter pancadas de chuva com raios a partir da tarde e a possibilidade de chuva é pequena apenas no sul e na Zona da Mata mineira. 

 

Foto: Juliarte. Governador Valadares/MG
 

Minas Gerais com mais pancadas de chuva

O estado de Minas Gerais vai continuar com pancadas de chuva nesta terça-feira (30), embora a tendência será da diminuição da instabilidade no Vale do Rio Doce. O sol tende a aparecer com mais força e o calor aumenta ao longo da semana, e muitas áreas terão pancadas de chuva entre à tarde e a noite, por conta do aquecimento. 

Acompanhe as temperaturas para Belo Horizonte nos próximos dias 

 

Menos chuva no Espírito Santo 

A chuva vai enfraquecer sobre o Espírito Santo nos próximos dias. Nesta terça-feira (30), o sol volta a aparecer junto de muita nebulosidade e não há mais expectativa de chuva. A quarta-feira (31) ainda promete ser um dia úmido, mas ocorrem períodos do sol e só a partir de quinta-feira (1), o tempo abre de vez no estado.   

 

Durante o feriado prolongado de Finados, a previsão é da chegada de outra frente fria. "O estado volta a ter pancadas de chuva com raios, mas desta vez a frente fria não vai fechar completamente o tempo e trazer grande queda nas temperaturas", afirma Pegorim. 

Acompanhe as temperaturas para Vitória dos próximos dias.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG


min

26°
max

0mm / 0%

Vitória - ES

14°
min

25°
max

0mm / 0%