Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Outubro termina com calor e pancadas de chuva no Centro-Oeste

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Outubro termina com calor e pancadas de chuva no Centro-Oeste

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto de Rosimar Santos, São José do Povo (MT)

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Todos estados do Centro-Oeste do Brasil e também o Distrito Federal tiveram muitos eventos de chuva forte e volumosa em outubro. As mais recentes ocorreram sobre Mato Grosso, Goiás e sobre o Distrito Federal. Entre 9 horas do dia 29 e 9 horas e do dia 30 outubro, horário de Brasília,  o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 55,6 m em Nova Maringá, 48,2 mm em Brasília e 39,4 mm em Alto Paraíso de Goiás.


    Em Brasília, depois deste temporal, o total de chuva acumulado em outubro subiu para 236,4 mm, 48% acima da média para este mês que é de aproximadamente 160 mm. Outubro de 2018 está sendo o outubro com maior volume de chuva desde 2011, quando choveu 263,9 mm.

     

    Muita umidade e calor

    Todo o Centro-Oeste termina outubro com grande disponibilidade de calor e de ar úmido, que são as condições básicas para a formação das nuvens carregadas que provocam os temporais.

    Para esta quarta-feira, 31 de outubro, a previsão é de mais pancadas de chuva em todas as áreas a Região Centro-Oeste, mas o sol vai aparecer forte por várias horas e o calor é intenso. A chuva ocorre em geral à tarde e à noite, com raios, e eventualmente com fortes rajadas de vento, com até 80 km/h. Há risco de chuva forte em todos os estados e no Distrito Federal, mas que não deve se prolongar por muito tempo.

     

    Aumento da chuva em Mato Grosso do Sul

    As condições para chuva voltam a aumentar especialmente sobre o Mato Grosso do Sul. No sul deste estado, a chuva já acontece desde cedo. O deslocamento de outra frente fria sobre o Sul do Brasil e o desenvolvimento de uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai vão facilitar a formação de nuvens carregadas sobre o Mato Grosso do Sul.

     

    Semana abafada

    Ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste nos próximos dias. A semana segue abafada, com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em todas as áreas da Região. Há risco de chuva moderada a forte.

     

    Foto de Rosimar Santos, São José do Povo (MT)

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias