Previsão para o feriado prolongado de Finados

01/11/2018 às 16:11
por Angela Ruiz

Atualizado 01/11/2018 às 20:57

Oferecimento
Condições para pancadas de chuva são altas em praticamente todo o país no fim de semana

O feriado prolongado de Finados será marcado por chuva em grande parte do Brasil. Por causa da passagem de uma frente fria em alto mar ao largo do litoral do Rio De Janeiro, o tempo fica mais instável com chuva fraca a qualquer hora do dia entre o Vale do Itajaí e o litoral fluminense.  

 

No fim de semana, novas áreas de instabilidade aumentam as condições de chuva no país e há risco de chuva forte no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.  

 

Nas demais áreas do Brasil, o calor e a alta umidade do ar ajudam a formar nuvens carregadas de chuva, que por vezes podem ser fortes.  

 

Confira como fica a previsão do tempo na sua região durante o fim de semana prolongado:

 

Região Sul

Na sexta-feira, o sol aparece entre muitas nuvens e chove fraco a qualquer hora no Vale do Itajaí e no leste do Paraná. Sol entre muitas nuvens no leste e sudeste de Santa Catarina. Não há expectativa de chuva em Florianópolis. No Rio Grande do Sul, o sol aparece e não chove. Nas demais áreas, o sol aparece e há previsão de pancadas de chuva com raio à tarde.

 

No sábado, as condições de chuva aumentam em todo o Sul do país. Há previsão de chuva forte e volumosa no sudoeste do Paraná, centro-oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Sol e chuva forte com raios à tarde no centro-oeste e leste gaúcho e no norte e leste do Paraná. Sol com muitas nuvens e chuva nas demais áreas, exceto no sul gaúcho.

 

No domingo, o sol aparece entre muitas nuvens com chuva fraca a moderada a qualquer hora do dia no leste do Paraná e no Vale do Itajaí.  A temperatura fica amena. Nas demais áreas do Paraná e de Santa Catarina, o sol aparece as nuvens aumentam e chove á tarde com raios. No Rio Grande do Sul, sol aparece e a chance de chuva é baixa.

 

Região Sudeste 

Na sexta-feira, o sol aparece entre muitas nuvens e chove fraco a qualquer hora do dia no leste de São Paulo e do Rio de Janeiro. No oeste paulista, mesmo com a presença do sol, as pancadas de chuva já acontecem no período da manhã. Nas demais áreas da região Sudeste, sol e chuva com raios à tarde.

 

No sábado, as áreas de instabilidade ganham força e todos os estados do Sudeste estão sujeitos a chuva forte. O sol aparece as nuvens aumentam e chove forte com raios a qualquer hora do dia no oeste e sul de Minas Gerais, no leste de São Paulo e no litoral do Rio de Janeiro. Tempo firme, sem chuva e com bastante calor no norte e centro-leste do Espírito Santo. Nas demais áreas do Sudeste, sol e chuva com raios à tarde.

 

No domingo, o sol aparece entre muitas nuvens e chove de fraca a moderada intensidade a qualquer hora, no leste de São Paulo, Vale do Paraíba e no sul do Rio de Janeiro. Nestas áreas, a temperatura fica amena. Sol e pancadas de chuva a qualquer hora no noroeste mineiro. Nas demais áreas, sol e chuva com raios à tarde.

 

Região Centro-Oeste 

Na sexta-feira de finados, o sol aparece em praticamente toda a Região Centro-Oeste. Há risco de chuva forte com raios nos três estados, inclusive no Distrito Federal. No norte de Mato Grosso, a nebulosidade é maior.  

 

No sábado, atenção para chuvas generalizadas na Região. Será um dia de sol e pancadas de chuva de moderada a forte intensidade a qualquer hora, especialmente em Goiás, Distrito Federal e nordeste do Mato Grosso. Nas demais áreas do Centro-Oeste, sol e chuva com raios à tarde.

 

No domingo, o alerta é para o risco de chuva forte e volumosa  em Campo Grande, Corumbá,  norte de Mato Grosso do Sul sudoeste de Goiás,  e sul de Mato Grosso. Nas demais áreas e no Distrito Federal, o sol aparece, mas não dá para descartar a ocorrência de chuva moderada a forte, com raios e ventania à tarde.

 

Região Nordeste 

Na sexta-feira, o sol aparece forte e chove de forma rápida e passageira no litoral de Pernambuco. Sol e chuva com raios à tarde no oeste e sul do Maranhão e no oeste e sudoeste da Bahia. Nas demais áreas da região Nordeste, dia de sol e não chove.

 

No sábado, o calor e alta umidade favorecem o crescimento de nuvens no oeste e sudoeste da Bahia, sudoeste e norte do Maranhão. Nestas áreas, chove a partir da tarde com raios. No leste e região central do Maranhão, sul, leste e norte da Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe o sábado será de muito sol e calor, sem chuva nas capitais, exceto Belém.  

 

No domingo, o sol aparece e faz calor em todo o Nordeste brasileiro. Pancadas de chuva com raios são esperados à tarde no Maranhão, sul e sudoeste do Piauí, oeste e sudoeste da Bahia. Nas demais áreas da região Nordeste, não chove.

 

Região Norte 

A sexta-feira, feriado de finados será de sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora no sul do Pará e oeste de Tocantins. No norte do Pará e no Amapá, dia de sol sem chuva. No norte do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, por causa do calor e da alta umidade as nuvens carregadas se espalham e não dá para descartar pancadas de chuva que por vezes podem ser fortes em alguns momentos.

 

No sábado, sol e pancadas de chuva a qualquer hora no sul do Tocantins. Pode chover forte. Ar seco se espalha e inibe a formação de nuvens no norte do Pará e no Amapá. Nas demais áreas, sol e chuva de moderada a forte intensidade com raios à tarde.

 

No domingo, dia de sol sem expectativa de chuva no extremo norte do Pará e no Amapá. Nas demais áreas da Região, o calor e a alta umidade facilitam a formação de nuvens que provocam pancadas de chuva com raios à tarde. Pode chover forte.

 

Foto: Jean Claude - Brasília - DF

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

25mm / 67%

Florianópolis - SC

21°
min

28°
max

5mm / 90%