Oeste da Bahia volta a registrar chuva forte

02/11/2018 às 18:43
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar seco predomina sobre o Nordeste, mas algumas áreas da BA, MA e PI podem ter pancadas de chuva. O calor chega aos 40°C no PI.

Nuvens bastante carregadas voltaram a se formar sobre o Oeste e Sudoeste da Bahia e provocaram fortes pancadas de chuva na tarde desta sexta-feira feriado de finados. O Instituto Nacional de meteorologia registrou 55 mm em apenas uma hora na região de Correntina. Em vários outros locais do oeste e sudoeste da Bahia também ocorrera fortes pancadas de chuva. 

 

Pela medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - choveu 36,4 mm em Guanambi, entre 17h e 18h,  mas o acumulado de 3 horas (entre 15h e 18h) chegou a quase 50 mm. No mesmo período choveu 49 mm em Palmas de Monte Alto.

 

Na imagem captada pelo satélite GOES 16 na tarde de 2/11/18, as nuvens carregadas que provocam temporais aparecem como manchas vermelhas e amarelas.

 

 

 

 

Ar seco no fim de semana

Mas é o ar seco e quente que ainda predomina sobre a região Nordeste neste fim de semana. Na maior parte da região, o sol fica forte o dia todo,  o calor é intenso durante a tarde e se aproxima dos 40°C nas áreas de sertão. O nível de umidade do ar também fica baixo variando entre 20% e 30%.  

Neste sábado, as pancadas de chuva vão continuar ocorrendo em áreas do oeste da Bahia e também as condições para pancadas de chuva em vários locais do sul do Maranhão e do Piauí. Há risco de raios e pode chover com moderada a forte intensidade.

Nas capitais da Região Nordeste não deve chover neste sábado.

 

Para o domingo, a previsão ainda é de sol forte na maior parte da Região Nordeste do Brasil. Há previsão de pancadas de chuva para o oeste da Bahia e também sobre o estado do Maranhão e no sul do Piauí.

O domingo vai ser ensolarado em quase todas as capitais. Porém há condições para algumas pancadas de chuva em São Luís.

 

Frente fria

Outra frente fria se aproxima do extremo sul da Bahia na segunda-feira e vai estimular mais chuva sobre o oeste e o sul do estado. Mas as outras regiões do estado e do Nordeste ainda terão predomínio de tempo seco na próxima semana.

 

Calor  intenso no Piauí

O estado do Piauí foi a região mais quente no Brasil no feriado de 2 de novembro, dia de finados. A temperatura chegou a 40,3°C na região de Piripiri, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Em Teresina, a temperatura chegou aos 39°C e foi a capital mais quente do Brasil.

Durante o fim-de-semana, o ar continua bastante seco e quente por quase todo o Piauí e as temperaturas continuam muito elevadas chegando aos 40°C. Só tem previsão de algumas pancadas de chuva para o extremo sul do estado.

 

Saiba o que é o B-r-ó bró do Piauí

 

Foto de Ricardo Oliveira, Livramento de Nossa Senhora (BA)

 

 


CIDADES RELACIONADAS

São Luís - MA

24°
min

33°
max

0mm / 0%

Palmas - TO

23°
min

36°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Crescente
    15/11
  • Cheia
    23/11
  • Minguante
    31/10
  • Nova
    07/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06