Semana de muita chuva no Espírito Santo

05/11/2018 às 16:45
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Áreas de instabilidade vão ficar ativas e previsão indica grandes acumulados para os próximos dias

O tempo vai continuar instável sobre o Espírito Santo nesta terça-feira (6), após a recente passagem de uma frente fria. Todas as áreas capixabas podem ter chuva e há alerta para chuva moderada à forte. A semana ainda promete muita instabilidade e mais chuva para o estado. 

 

Terça-feira com risco de chuva forte 

A frente fria que trouxe chuva para o Espírito Santo, tende a se afastar para o oceano, mas o vento marítimo persistente vai manter a atmosfera carregada de umidade e as áreas de instabilidade permanecem sobre a região nesta terça-feira. Outras áreas de instabilidade tendem a avançar do estado de Minas Gerais para o Espírito Santo.

 

O céu fica cheio de nebulosidade e vão ocorrer várias pancadas de chuva ao longo do dia, com condições de chuva de moderada a forte intensidade. Também há risco de raios e rajadas de vento. A Grande Vitória vai ter uma terça-feira com alguns períodos de sol e chuva a qualquer hora, que poderá ser forte sobre a região.

Acompanhe as temperaturas para Vitória nos próximos dias

 

Volumes de chuva em 24h 

A tarde desta segunda-feira (5) foi marcada por fortes pancadas de chuva na Grande Vitória e no norte capixaba. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 27 mm em São Mateus e 17 mm em Vila Velha, no período de três horas (entre 12 e 15 horas).

 

No total acumulado de 24 horas, já choveu 52,6 mm em Ecoporanga, 39,2 mm em Alfredo Chaves, 38,8 mm em Vila Velha, 27,2 mm em São Mateus, 26,2 mm em Alegre, 13,6 mm em Nova Venécia e 10,8 mm em Vitória, entre às 10 horas de domingo (4) e às 10 horas desta segunda-feira.  

 

Foto: Lucas Nunes. Vila Velha/ES.
 

Tendência para a semana 

A partir de quarta-feira (7), outra frente fria está prevista para chegar ao litoral capixaba. Com a entrada do sistema, mais nuvens carregadas vão se formar e o tempo deve seguir bastante carregado, com previsão de chuva forte e volumosa sobre o estado principalmente na quinta-feira (8). 

 

Os modelos meteorológicos estão indicando muita chuva para áreas capixabas esta semana. O litoral poderá acumular volumes bastante expressivos chegando a 100 mm no período de sete dias. 

 

Acompanhe abaixo no mapa do Sudeste, o volume de chuva estimado para o Espírito Santo até o próximo sábado (10):

 

mapadechuva_ES_5.11

 

 

Veja também:

Cidades de SP e MG registram mais de 100 mm de chuva em 24h

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

22°
min

30°
max

10mm / 60%