Semana é com pouca chuva no Sul do Brasil

05/11/2018 às 16:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Grande massa de ar, de origem polar, influencia a Região nos próximos dias. Noites serão frescas.

A chuva dá uma trégua ao Sul do Brasil nestes primeiros dias de novembro, depois dos inúmeros temporais de outubro. A presença de uma grande massa de ar frio de origem polar na costa da Região Sul vai dificultar a chegada de novas áreas de instabilidade. Nos próximos dias, não teremos a formação das fortes áreas de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o Paraguai, que foram responsáveis por muitas tempestades



Terça-feira com sol

A maior parte da Região Sul do Brasil tem uma terça-feira com muito sol, algumas nuvens, mas sem chuva. Há possibilidade de névoa no começo da manhã na região de Curitiba, no litoral do Paraná e no Vale do Itajaí, mas que logo se dissipa e deixa o sol aparecer ainda de manhã. O oeste do Rio Grande do Sul pode ter algumas pancadas de chuva a partir do fim da tarde, mas a chuva que ocorrer não deve se prolongar por muito tempo.

 

Semana com pouca chuva

A presença da grande massa de ar de origem polar na costa do Sul do Brasil vai manter a maior parte da Região sem condições para chuva esta semana. Até o domingo, o sol e o tempo seco vão predominar pelo interior. Mas as regiões próximas ao mar vão sentir uma forte infiltração do vento marítimo e terão muita umidade e chuva no decorrer da semana.

Na quarta-feira  há condições para chuva fraca a moderada no leste dos três estados, incluindo a região de Curitiba, o Vale do Itajaí, Florianópolis e também em Porto Alegre. As áreas serranas do Rio Grande do Sul Santa Catarina também vão ter um dia com bastante nebulosidade e condições para a chuva de fraca a moderada intensidade. Na quinta e na sexta-feira, as áreas de chuva vão se concentrar no leste do Paraná e de Santa Catarina.

 

 

Foto de Silvana Cansi, Erechim (RS)

 

Noites frescas

A presença desta grande massa de ar fria de origem polar vai jogar ventos frios sobre o Sul do Brasil. Isto vai manter as noites frescas esta semana, mas as tarde ficam relativamente quentes no interior da Região. O amanhecer também terá temperaturas amenas. Nas capitais, a semana será quase toda com sensação de frio em Curitiba e com temperatura amena em Curitiba. Mas em Porto Alegre, a temperatura fica amena apenas na quarta e na quinta-feira.

 

Quando volta a chover?

A chuva volta a acontecer só com a chegada de uma outra frente fria que está prevista para o começo da próxima semana. Até domingo o Sul do Brasil tem predomínio de sol noites frescas tardes quentes e a chuva fica concentrada nas áreas próximas ao litoral. As condições para chuva aumentam em toda a Região na próxima segunda-feira, 12 de novembro.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

30°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

21°
min

35°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Crescente
    15/11
  • Cheia
    23/11
  • Minguante
    31/10
  • Nova
    07/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06