Oferecido por
A semana começou com temporais em diversos locais dos estados da Região Sudeste. A chuva não deu trégua nas últimas 48 horas em particular sobre o Espírito Santo e em áreas do norte e leste de Minas Gerais. A partir desta quarta-feira, 7, a combinação da passagem de outra frente fria pelo litoral do Sudeste e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vão intensificar e manter as áreas de instabilidade que já estão sobre a Região.
A situação é preocupante porque muitas áreas dos quatro estados podem ter temporais e chuva volumosa, suficientes para causar transtornos como alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra. As condições para muita chuva vão persistir pelo menos até a sexta-feira, 9 de novembro.
Alerta especial para grandes volumes de chuva em SP, RJ e MG
Frente fria aumenta o vento marítimo
Uma frente fria avança rapidamente pelo litoral da Região Sudeste nesta quarta-feira alcançando a costa do Espírito Santo até a noite. A grande e forte massa de ar frio associada com esta frente fria fica avança no mar e vai intensificar o vento marítimo no decorrer do dia sobre a Região Sudeste. Isto vai fazer com que o ar fique ainda mais úmido aumentando as condições para chuva.
No sul e no leste de São Paulo e no centro-sul do estado do Rio De Janeiro, incluindo a região da capital paulista e da capital fluminense, a chuva começa na madrugada ou pela manhã e se intensifica à tarde e à noite. Há condições para raios e chuva moderada a forte em algumas horas.
Para as demais áreas de São Paulo, do Rio de Janeiro e para o centro-sul de Minas Gerais, a previsão é de períodos com sol e muitas nuvens pela manhã, mas tem risco de temporais à tarde e à noite. Pode chover forte em Belo Horizonte.
No oeste de Minas Gerais, na divisa do Goiás, o tempo fica instável o dia todo. Chove várias vezes e há risco de temporais.
O Espírito Santo o leste de Minas terão alguns períodos com sol e a chuva diminui em relação aos últimos dois dias.
Foto de Daniel Jr., Romaria (MG)
Quinta-feira com muita chuva
Durante a quinta-feira, 8 de novembro, as áreas de instabilidade sobre o Sudeste se intensificam sobre todos os estados. Há risco de chuva forte e de chuva persistente que vão gerar grandes acumulados e transtornos até o fim do dia.
A chuva da quinta-feira pode causar transtornos já pela manhã nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em Vitória, pode voltar a chover forte no decorrer da tarde e à noite.