Muita chuva aumenta no Sudeste nos próximos dias

06/11/2018 às 17:22
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Muitas áreas da Região podem ter temporais e chuva volumosa, suficientes para causar transtornos como alagamentos, enchentes e deslizamentos.

A semana começou com temporais em diversos locais dos estados da Região Sudeste. A chuva não deu trégua nas últimas 48 horas em particular sobre o Espírito Santo e em áreas do norte e leste de Minas Gerais. A partir desta quarta-feira, 7, a combinação da passagem de outra frente fria pelo litoral do Sudeste e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vão intensificar e manter as áreas de instabilidade que já estão sobre a Região.



A situação é preocupante porque muitas áreas dos quatro estados podem ter temporais e chuva volumosa, suficientes para causar transtornos como alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra. As condições para muita chuva vão persistir pelo menos até a sexta-feira, 9 de novembro.

 

Alerta especial para grandes volumes de chuva em SP, RJ e MG

 

Frente fria aumenta o vento marítimo

Uma frente fria avança rapidamente pelo litoral da Região Sudeste nesta quarta-feira alcançando a costa do Espírito Santo até a noite. A grande e forte massa de ar frio associada com esta frente fria fica avança no mar e vai intensificar o vento marítimo no decorrer do dia sobre a Região Sudeste. Isto vai fazer com que o ar fique ainda mais úmido aumentando as condições para chuva.

 

No sul e no leste de São Paulo e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, incluindo a região da capital  paulista e da capital fluminense, a chuva começa na madrugada ou pela manhã e se intensifica à tarde e à noite. Há condições para raios e chuva moderada a forte em algumas horas.

Para as demais áreas de São Paulo, do Rio de Janeiro e para o centro-sul de Minas Gerais, a previsão é de períodos com sol e muitas nuvens pela manhã, mas tem risco de temporais à tarde e à noite. Pode chover forte em Belo Horizonte.

No oeste de Minas Gerais, na divisa do Goiás, o tempo fica instável o dia todo. Chove várias vezes e há risco de temporais.

O Espírito Santo o leste de Minas terão alguns períodos com sol e a chuva diminui em relação aos últimos dois dias.

 

 

Foto de Daniel Jr., Romaria (MG)

 

Quinta-feira com muita chuva

Durante a quinta-feira, 8 de novembro, as áreas de instabilidade sobre o Sudeste se intensificam sobre todos os estados. Há risco de chuva forte e de chuva persistente que vão gerar grandes acumulados e transtornos até o fim do dia.

A chuva da quinta-feira pode causar transtornos já pela manhã nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em Vitória, pode voltar a chover forte no decorrer da tarde e à noite.


CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

21°
max

2mm / 40%

Rio de Janeiro - RJ

15°
min

23°
max

12mm / 90%

FASES DA LUA

  • Crescente
    15/11
  • Cheia
    23/11
  • Minguante
    31/10
  • Nova
    07/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06