Oferecido por
A passagem de uma frente fria intensificou as áreas de instabilidade sobre São Paulo, Rio De Janeiro e em parte de Minas Gerais. A chuva caiu forte nesta quarta-feira, 7 de novembro, em diversos locais do interior e do litoral de São Paulo, o Sul de Minas e na região Serrana do Rio de Janeiro.
Noite instável
As áreas de instabilidade sobre São Paulo, Rio de Janeiro e no Sul de Minas persistem por várias horas e a chuva prossegue na noite de hoje e também pela madrugada da quinta-feira.
Na cidade de São Paulo, o tempo segue úmido e frio, com chance de chuva fraca a moderada.
A preocupação especial é com a cidade do Rio de Janeiro que poderá ter chuva forte e volumosa também. A chuva avança da região Serrana e se espalha sobre o Grande Rio. Além disso, a chuva forte que cai na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro e no litoral sul fluminense também pode avançar para a cidade do Rio.
A cidade do Rio de Janeiro fica sujeita a chuva volumosa na noite desta quarta-feira e na madrugada de quinta-feira, mas com pouca incidência de raios.
Acompanhe a chuva no Grande Rio pelo radar meteorológico do Sumaré - Alerta Rio/Prefeitura do Rio de Janeiro.
Foto de Luiz Henrique, Rio de Janeiro (RJ)
Quinta-feira instável
O tempo fica muito instável nesta quinta-feira em praticamente toda a Região Sudeste. As áreas de instabilidade se intensificam e a chuva aumenta em todos os estados. Só não há expectativa de chuva para a divisa de São Paulo com o Paraná. Pode chover e ventar forte nos quatro estados. Nas capitais, a chuva deve ser persistente e com até moderada intensidade em São Paulo. Faz frio e venta moderado no decorrer do dia. Chove na maior parte do dia e venta moderado a forte no Rio de Janeiro. A temperatura fica amena. Belo Horizonte e Vitória podem ter alguns períodos com sol, mas sempre entre muitas nuvens, e tem risco chuva e ventos fortes principalmente à tarde e à noite.
Veja como fica o tempo no Sudeste nos próximos dias.
Volumes de chuva
Em apenas 1 hora, entre 16h40 e 17h40, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou quase 44 mm em Silveiras (SP), 24 mm em Angra dos Reis (RJ) e 32 mm em Nova Friburgo (RJ). Tecnicamente um total de 20 mm em 1 hora já é considerado como chuva bastante forte.
No acumulado de 6 horas, alguns volumes de chuva passaram dos 50 mm. Confira quanto choveu entre 11h50 e 17h50 conforme a medição de pluviômetros do Cemaden:
Fernandópolis (SP): 63,2 mm
Pedreira (SP): 59,0 mm
Cubatão (SP): 54,9 mm
Nova Iguaçu (RJ), 48,6 mm
Silveiras (SP): 45,4 mm
Extrema (MG): 40,4 mm
Itapira (SP): 40,0 mm
Caraguatatuba (SP): 38,3 mm
Santos (SP): 37,1 mm
Águas de Lindóia (SP): 37,1 mm