Instabilidade aumenta sobre a Bahia, Maranhão e Piauí

07/11/2018 às 12:15
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Passagem de frente fria pelo sul baiano estimulou o aumento da umidade e previsão indica mais pancadas de chuva sobre áreas do Nordeste.

O deslocamento de um frente fria pelo mar entre o Espírito Santo e o sul da Bahia ajudou a aumentar a umidade por áreas do interior do Nordeste. As pancadas de chuva retornaram sobre a Bahia, o Piauí e o Maranhão e as condições do tempo estão favoráveis para a ocorrência de mais chuva. 

 

Chuva em 24 horas

A Bahia voltou a ter chuva moderada à forte em alguns locais e as pancadas de chuva também foram observadas sobre o Maranhão e o Piauí. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 30,8 mm em Luiz Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, entre às 9 horas de terça-feira (6) e às 9 horas desta quarta-feira (7). Sendo que deste total, 22,8 mm foi um temporal em apenas uma hora na manhã desta quarta. Choveu forte também em Barreiras, com acumulado de 36,8 mm

 

No mesmo período, foram acumulados 26,8 mm em Bacabal (MA), 25,9 mm em Zé Doca (MA), 23,2 mm em Uruçuí (PI), 14,6 mm em Ilhéus (BA), 14,2 mm em Itamaraju (BA) e 13,6 mm em Porto Seguro (BA). 

 

Foto: Ítalo. Guanambi/BA.
 

Mais pancadas de chuva 

A previsão indica mais pancadas de chuva para o sul e o centro-oeste da Bahia, além do sul do Piauí e o estado do Maranhão. As condições de chuva também aumentam pelo litoral da Bahia. Nesta quarta-feira, pode chover inclusive nas capitais  Salvador (BA), Teresina (PI) e São Luís (MA). Especialmente pelo interior dos estados e no sul da Bahia, há risco de chuva de moderada à forte intensidade, acompanhada por raios. 

 

A umidade também fica mais elevada por outras áreas do litoral leste do Nordeste e por isso, há possibilidade de uma chuva rápida e fraca em algumas praias, nesta quarta e nos próximos dias. 

 

A partir desta quinta-feira (8), as áreas de instabilidade se espalham mais sobre a Bahia e as áreas de chuva aumentam. Há risco de chuva moderada à forte ainda sobre o sul e oeste baiano, o sul do Piauí e do Maranhão. Porém, mesmo com esse aumento da umidade a chance de chover é baixa em cidades do norte da Bahia. 

 

No restante da semana, as áreas de instabilidade vão continuar se formando e a Bahia, o Maranhão e o Piauí podem esperar por mais pancadas de chuva. 

 

 

 

 


CIDADES RELACIONADAS

São Luís - MA

24°
min

33°
max

0mm / 0%

Teresina - PI

25°
min

39°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Crescente
    15/11
  • Cheia
    23/11
  • Minguante
    31/10
  • Nova
    07/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06