Previsão para o feriado prolongado de 15 de novembro

13/11/2018 às 16:40
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Confira como fica o tempo em cada Região do Brasil e a tendência para emenda com feriado de 20 de novembro.

Durante o feriado prolongado de 15 de novembro,  duas frentes frias vão passar pelo litoral do Sul do Brasil, de São Paulo e do Rio de Janeiro aumentando as condições para temporais.

O ar abafado predomina no país. As praias do Nordeste serão as grandes privilegiadas com o sol forte durante o feriadão de 15 de novembro e que poderá prolongado em alguns municípios pelo feriado do dia 20 de novembro.

Há uma preocupação com o risco de novos deslizamentos no litoral de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro, onde choveu demais na semana passada e já ocorreram quedas de barreiras e enchentes.
Confira como fica o tempo durante o feriado prolongado de 15 de novembro em cada Região do Brasil


Região Nordeste

Durante o  feriado prolongado de 15 de novembro, o ar fica mais seco sobre a Região Nordeste, o que vai diminuir as condições para chuva na Região.

Os estados do Nordeste terão bastante sol nos próximos dias o calor é intenso. No litoral, o sol vai predominar e há pouca chance de chuva. No litoral do Maranhão, há uma possibilidade de pancadas de chuva na quinta-feira, no feriado do dia 15 de novembro. Na região de Natal, João Pessoa e de Recife pode chover rapidamente no sábado, 17 de novembro.  O litoral da Bahia poderá ter pancadas de chuva durante todo o feriado prolongado, mesmo assim o sol aparece todos os dias e não há previsão de chuva forte.

O interior do Maranhão pode ter pancadas de chuva na tarde e noite nos dias 15 e 16, mas não deve chover no restante do feriado prolongado.

No centro-oeste do Sul da Bahia ocorrem pancadas de chuva até o sábado, mas o domingo será ensolarado.

O sol e o tempo seco predominam no Nordeste nos dias 19 e 20 de novembro.


Região Sudeste

Durante o feriado prolongado de 15 de novembro, as condições para chuva voltam a aumentar sobre a Região Sudeste por causa da passagem de duas frentes frias. A primeira frente fria passa pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro entre a quinta e a sexta-feira, 16 de novembro. A segunda frente também atinge o litoral destes estados entre os dias 18 e 19 de novembro.

O Espírito Santo é o estado que menos vai sofrer com a chuva deste feriado prolongado.


No feriado do dia 15 de novembro, o tempo fica seco, com o sol forte e calor no Espírito Santo, na região do Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha. Nas demais áreas do Sudeste, o feriado terá sol, calor, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser fortes. Pode chover já pela manhã no oeste, sul e leste de São Paulo,  inclusive na capital e no litoral paulista.


Sexta-feira e no fim de semana, o tempo fica muito instável no Sudeste. Grandes áreas de instabilidade se intensificam sobre o Sudeste provocando muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes principalmente em São Paulo, no estado do Rio de Janeiro e  no centro-oeste e no sul de Minas Gerais.

No Espírito Santo, nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha, as pancadas de chuva começam a partir da tarde do sábado, 16.

No litoral do Estado de São Paulo, na Grande São Paulo, no Grande Rio e no litoral sul do estado do Rio de Janeiro (região de Angra dos Reis e Paraty), a  sexta-feira vai ser com predomínio de céu nublado e chuva a temperatura cai e fica amena. No estado do Rio, o tempo chuvoso predomina também no sábado.

Na região de Belo Horizonte, o sábado e o domingo 18 de novembro, será com risco de chuva forte e volumosa. Em Vitória tem risco de chuva de forte no sábado e no domingo.

 

Região Sul

O feriado prolongado de 15 de novembro começa com muito sol no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Mas na quinta-feira, 15, tem previsão de pancadas de chuva no litoral catarinense e no Vale do Itajaí. O tempo seco predomina nos dois estados na sexta-feira. No sábado e no domingo, por causa da passagem de uma frente fria, áreas de instabilidade se espalham sobre estes estados e chove forte em quase todas as regiões. No sábado, 17, o sol predomina no litoral catarinense e no Vale do Itajaí.

No Paraná, o feriado do dia 15 e também a sexta-feira, 18, será períodos de sol, ar abafado e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte. O sol e o calor predominam no sábado, 17, mas chove no oeste e sul do Paraná. No domingo, o tempo fica instável no estado, com risco de temporais.


Nos dias 19 e 20 de novembro, na emenda com feriado do dia 20, o Sul do Brasil terá períodos com sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Pode chover forte.

 

 

Foto de Flavio de Souza Barbosa, Itaobim (MG)


Região Centro-Oeste

O feriado prolongado de 15 de Novembro será marcado por tempo abafado e muitas pancadas de chuva na Região Centro-Oeste.  A situação é de alerta porque há risco de temporais.

Dia do feriado dia 15 o Centro-Oeste terá períodos com sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite pode chover forte em todos os estados e no Distrito Federal.

Durante a sexta-feira, as áreas de instabilidade vão ficar mais ativas. Toda a Região terá muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Pode chover forte em todo Centro-Oeste e também no Distrito Federal.

Sábado terá maiores períodos com sol e temperaturas mais elevadas.  as pancadas de chuvas devem acontecer principalmente à tarde à noite,  mas pode chover forte. No domingo às áreas de instabilidade se intensificam sobre Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul. Chove várias vezes nessas áreas e há risco de temporais.


Na extensão do feriado prolongado, nos dias 19 e 20 de novembro, o Centro-Oeste terá períodos com sol, ar abafado e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade.

 

 

Região Norte

O feriado prolongado no Norte do Brasil será com períodos de sol e várias pancadas de chuva com raios em praticamente toda a Região.  Há risco de fortes pancadas de chuva principalmente sobre o Amazonas, no Acre, em Rondônia e também sobre o Tocantins. A menor chance de chuva é para o Amapá, no norte do Pará e também sobre o estado de Roraima.

No Amapá, as pancadas de chuva só devem começar a partir da tarde do sábado.

No domingo, 18 de novembro, o ar fica mais seco sobre o Pará, no Tocantins e em Roraima. Nesses estados, o domingo deve ser com bastante sol e há expectativa de chuva.


Na extensão do feriado, nos dias 19 e 20 de novembro, a maioria das áreas do Norte terá pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite mas com períodos de sol.  a chance de chover continua baixa no Amapá, no Pará, e também no Tocantins e em Roraima.


CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

25mm / 80%

Natal - RN

24°
min

31°
max

10mm / 80%

FASES DA LUA

  • Cheia
    21/01
  • Minguante
    27/01
  • Nova
    05/01
  • Crescente
    14/01

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09