Temporais não vão dar trégua ao CO nos próximos dias

15/11/2018 às 13:11
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Cidade de Mato Grosso registra quase 90 mm de chuva em apenas 3 horas. Saiba quanto choveu nas capitais do CO na primeira quinzena de novembro.

Durante a tarde e noite da quarta-feira, 14 de novembro, aglomerados de nuvens muito carregadas se formaram sobre o sul e oeste de Mato Grosso. A chuva foi forte e bastante volumosa inclusive na região de Cuiabá. Em apenas 1 hora, entre 19h20 e 20h20 (Brasília) choveu 59,6 mm em Cuiabá, pela medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Já o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 57,4 mm acumulados entre 10 horas do dia 14 e 10 horas do dia 15 de novembro, pelo horário de Brasília. Este foi o terceiro maior volume de chuva sobre Cuiabá este ano.

 

O volume de chuva sobre Campo Novo dos Parecis foi mais impressionante. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 64,2 mm em apenas 1 horas, entre 17 horas e 18 horas (Brasília), mas o acumulado de 3 horas, entre 16 horas e 19 horas chegou aos 87 mm. O total em 24 horas, entre 10 horas do dia 14 e 10 horas do dia 15 de novembro, pelo horário de Brasília, foi de 90,4 mm e foi o maior volume de chuva no Brasil neste período.

 

Mais temporais nos próximos dias

Há muito ar úmido e quente sobre o Centro-Oeste e nuvens bastante carregadas vão continuar se formando em diversos locais da Região nos próximos dias. Os temporais podem ocorrer em todos os estados e também no distrito Federal, inclusive sobre as capitais.

 

Nesta sexta-feira, a maior quantidade de nuvens e a chuva mais frequente será observada sobre Goiás e sobre o Distrito Federal. Há risco de chuva forte e volumosa em várias horas, inclusive sobre Goiânia e Brasília.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão maiores períodos com sol e as pancadas de chuva tendem a ocorrer principalmente à tarde e à noite. Mas também há risco de chuva forte inclusive na região de Cuiabá e de Campo Grande.

 

Durante o fim de semana, o risco de temporais também é alto. Todo o Centro-Oeste terá muitas pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. No domingo, a chuva se intensifica também sobre Mato Grosso do Sul.

 

 

Foto de Magdiel Silva, Goianésia (GO)

 

Quanto já choveu em novembro nas capitais do CO?

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o volume de chuva acumulado em Brasília na primeira quinzena de novembro já superou um pouco a média para o mês. Choveu 238,6 mm em 15 dias, 5% acima da média para novembro que é de 227 mm.

Em Goiânia choveu 85,1 mm neste período. O total na primeira quinzena está 61% abaixo da média que é de 218 mm.

Em Cuiabá choveu em 15 dias 133,9 mm, total que corresponde a 77% da média para novembro que é de 173 mm.

Já em Campo Grande, o total de chuva na primeira quinzena de novembro foi de 40,4 mm, volume que está 75% abaixo da média para o mês.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

25°
min

38°
max

5mm / 90%

Campo Grande - MS

24°
min

35°
max

10mm / 90%