Grande Belo Horizonte em atenção para deslizamentos

21/11/2018 às 20:33
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Volume de chuva acumulado em 21 dias de novembro já está próximo da média. Saiba o que acontece com tempo nos próximos dias.

A recente passagem de duas frentes frias e a circulação de ventos sobre o interior do Brasil ativaram o corredor de umidade sobre a Região Sudeste. Grandes áreas de instabilidade persistiram sobre a Região desde o começo dos feriados prolongados de 15 e 20 de novembro e provocaram muita chuva. O estado de Minas Gerais vem sendo um dos mais afetados por fortes pancadas de chuva e também pela chuva moderada e prolongada, que deixa acumulados de água elevados depois de algumas horas.

Em 21 dias, a região da Grande Belo Horizonte já acumulou praticamente toda a média de chuva normal para um mês de novembro. A situação é de atenção para deslizamentos e para mais chuva forte antes do fim de novembro.



Atenção para deslizamentos na Grande BH

Nesta quarta-feira, 21 de novembro, a chuva voltou a cair moderada a forte na região da Grande Belo Horizonte, apesar da ausência de raios. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o acumulado de 24 horas (entre 16h do dia 20 e 16h do dia 21) foi de aproximadamente 96 mm em Ibirité, 58 mm na Pampulha, 46 mm em Florestal.

 

Quase no mesmo período, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 83 mm em Santa Luzia/Industrial Americano e 67 mm em Brumadinho /Inhotim.

Na região das cidades históricas, área próxima de Belo Horizonte, o volume de chuva em 24 horas também foi muito elevado chegando a quase 93 mm em São João del Rei, segundo o INMET.

 

Com o grande volume de chuva que já caiu sobre a região metropolitana de Belo Horizonte neste mês de novembro, e com a perspectiva de mais chuva para os próximos dias, a situação é de atenção na Grande Belo Horizonte para deslizamentos.

 

 

Menos chuva até sábado

As áreas de instabilidade enfraquecem sobre Minas Gerais nas próximas 48 horas. A chuva e a nebulosidade diminuem de forma geral sobre o estado. O sol aparece forte e a temperatura sobe.

Até a sexta-feira a Grande Belo Horizonte terá várias horas com sol e sem chuva. As pancadas de chuva ainda ocorrem nesta quinta-feira, 22, e na sexta-feira, mas serão menos volumosas e menos frequentes.

No sábado,  a chance de chover é até baixa e a previsão é de que a Grande Belo Horizonte tenha um dia com muito sol e calor. Veja como ficará o tempo em Minas Gerais nos próximos dias.

 

 

Fim de semana com alerta para temporais

A trégua chuva vai durar poucos tempo. Grandes e fortes áreas de instabilidade começam a influenciar Minas Gerais no domingo, 25 de novembro, quando já poderá chover forte novamente no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas. As pancadas de chuva voltam a ocorrer a partir da tarde também na Grande Belo Horizonte.

 

Durante a segunda e a terça-feira da próxima semana, 27 de novembro, estas áreas de instabilidade vão passar sobre o estado de Minas Gerais provocando muita chuva também sobre a Grande Belo Horizonte.

 

 

Foto de Petrina Avelar, Belo Horizonte (MG)

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

18°
min

31°
max

0mm / 0%