Calor provoca chuva na Grande SP

22/11/2018 às 17:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura passa dos 30°C nesta sexta-feira e risco de temporal aumenta. Risco de chuva intensa é ainda maior no fim de semana.

Nuvens carregadas voltaram a se formar sobre a grande São Paulo nesta quinta-feira, 22 de novembro, por causa do grande aquecimento. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 28,8°C de temperatura máxima às 16 horas. Por volta das 16:30, radares meteorológicos registravam várias áreas de chuva, moderadas a fortes na zona sul da cidade de São Paulo e também na região de Suzano e de Mogi das Cruzes. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeituras (CGE) registrou 7,8mm em 1 hora na região de M´Boi Mirim e 6,2 mm em Cidade Ademar, também em 1 hora.

 

Outras áreas de chuva crescem sobre a grande São Paulo até as primeiras horas da noite desta quinta-feira e provocam mais pancadas de chuva. Há risco de chuva forte, com raios e também queda de granizo.

 

 

 

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

 

Sexta- feira quente

Nesta sexta-feira, 23 de novembro, a região da Grande São Paulo vai ficar ainda mais quente. A previsão é de que os termômetros passem dos 30°C. O sol aparece forte desde cedo e a temperatura vai subir rapidamente. Mas novamente o forte aquecimento vai formar nuvens bastante carregadas que vão provocar pancadas de chuva com raios durante a tarde e a noite. As primeiras pancadas de chuva devem começar antes do fim da tarde.  Esta sexta-feira será um dia quente e com pancadas de chuva a partir da tarde também no interior e pelo litoral.

Pode chover forte e há risco de granizo em diversas regiões do estado, incluindo a Grande São Paulo. Algumas rajadas de vento podem chegar aos 70 km/h.

 

Fim de semana de alerta

Durante o fim de semana,  a região da Grande São Paulo, e todo o estado de São Paulo, entra em alerta para tempestades, com ventania e chuva bastante volumosa. A passagem de uma grande e forte a área de instabilidade, associada com uma frente fria que chega ao litoral paulista, espalha nuvens muito carregadas que devem provocar chuva bastante volumosa e durante o sábado, 24 de novembro. A maioria das áreas do estado de São Paulo já deve amanhecer o sábado com chuva.  A chuva do próximo sábado pode causar problemas em várias localidades paulistas, inclusive na região da Grande São Paulo, como alagamentos e também a queda de granizo. Ha risco de ventania.

No domingo ainda há condições para chuva moderada a forte em quase todo o estado de São Paulo.  Veja como fica o tempo em SP nos próximos dias.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%