Chuva cai forte no interior do Nordeste

26/11/2018 às 12:20
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Mais nuvens carregadas crescem e previsão indica grandes acumulados para os próximos dias

As condições de chuva estão altas sobre o interior do Nordeste neste início de semana. Várias cidades do interior da Bahia, do Maranhão e do Piauí voltaram a registrar chuva forte nas últimas 24 horas. A população comemora a chuva também em outras áreas do Sertão. A chuva deve continuar e áreas do interior nordestino ainda serão beneficiadas nos próximos dias.

 

Mais chuva para o interior nordestino

"A circulação de ventos em níveis médios da atmosfera, por volta dos 5 mil metros de altitude, está ajudando a concentrar umidade sobre o interior do Nordeste. Com o calor, as nuvens carregadas crescem e há condições para mais pancadas de chuva", afirma a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

Ao longo desta segunda-feira (26) e terça-feira (27), todos os estados têm previsão de pancadas de chuva, com chance de chuva forte. Grandes acumulados ainda poderão ser observados, especialmente sobre o Maranhão, o Piauí e a Bahia. Porém, áreas do interior do Ceará e de Pernambuco também terão pancadas de chuva com raios, com risco de chuva de moderada à forte intensidade. A partir da quarta-feira (28), a chance de chuva começa a diminuir novamente pelo interior nordestino. 

 

Foto: Weslley Santos. Presidente Dutra/BA

 

Volumes em 24 horas 

O município de Formoso do Rio Preto, no oeste da Bahia, acumulou 102,4 mm no período das 9 horas de domingo (25) às 9 horas desta segunda-feira (26), pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Valença e Belmonte, tiveram 47,2 mm e Lençóis 44,2 mm. No Maranhão, foram 59,8 mm em Colinas e no Piauí, destaque para Bom Jesus do Piauí com acumulado de 30,4 mm, também no mesmo período, segundo dados do INMET.    

 

Confira abaixo os maiores acumulados de chuva na Região Nordeste entre a manhã de domingo e desta segunda-feira: 

 

chuva_NE_26.11