Oferecido por
O ar quente e úmido sobre o Centro-Oeste e áreas de instabilidade que já estavam sobre a maior parte da Região vão ter a influência nesta sexta-feira de um sistema de baixa pressão que se desenvolve pelo Paraguai e a Bolívia e colabora para aumentar ainda mais as condições de chuva, principalmente no Mato Grosso do Sul.
A sexta-feira será de alerta para temporais em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Nuvens muito carregadas se espalham e o tempo fica mais instável. No decorrer do dia, as nuvens avançam e encontra uma atmosfera quente e úmida sobre o estado o que facilita a ocorrência de pancadas de chuva de forte intensidade durante a madrugada, manhã e também à tarde e a noite. De acordo com os meteorologistas, não dá para descartar a queda de granizo em algumas cidades, inclusive em Campo Grande. As rajadas de vento podem alcançar 90km/h.
Foto: Luis Fernando - Bataguassu - MS
Em quase todo o Mato Grosso, as áreas de instabilidade também deixam o tempo instável com previsão de chuva de moderada a forte intensidade a qualquer hora do dia. No oeste do estado, divisa com Rondônia, o sol aparece mais forte, mas chove a partir da tarde com raios.
Em Goiás e no Distrito Federal, o ar quente e úmido favorece a formação de nuvens e a partir da tarde ocorrem pancadas de chuva isoladas acompanhadas de raios.
No fim de semana, as áreas de instabilidade avançam sobre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. São esperados grandes volumes de chuva, incluindo as capitais Goiânia, Brasília e Cuiabá e há alerta para tempestades.
Queda de temperatura
A partir de sábado, as áreas de instabilidade mais intensas começam a se afastar de Mato Grosso do Sul e a nebulosidade diminui. O primeiro fim de semana de dezembro começa com sol em grande parte de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, mas nas áreas ao norte e leste do estado que fazem divisa com Goiás, São Paulo e Mato Grosso ainda pode chover com moderada a forte intensidade.
Ventos frios de origem polar começam a chegar entre o fim da tarde e noite de sábado sobre Mato Grosso do Sul e traz uma ligeira queda de temperatura. Mas, no domingo, esse ar mais frio de origem polar se espalha e a queda de temperatura será sentida em todas as cidades do estado.
Leia também: Chuva de Novembro em Cuiabá já dobrou a média
Brasília está tendo o 4° novembro mais chuvoso da história