Sul do BR em alerta para chuva intensa e volumosa

29/11/2018 às 11:46
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já receberam acumulados elevados nas últimas 24 horas

Fortes áreas de instabilidade estão crescendo entre o Sul do Brasil e o Paraguai espalhando nuvens de temporais sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Acumulados de chuva elevados foram observados nos três estados nas últimas 24 horas e a situação de alerta permanece. Toda a Região Sul permanece bastante instável com risco de novos temporais e chuva volumosa. Outro alerta é para ventos fortes, com rajadas intensas que poderão alcançar entre 80 a 90 km/h.  

 

Sul com chuva volumosa

Palmeira das Missões (RS) acumulou 67,4 mm de chuva entre às 10 horas de quarta-feira (28) e às 10 horas de quinta-feira (29), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Vacaria (RS) foram 59,6 mm, em Tupanciretã (RS) e Passo Fundo (RS) 55 mm, em Dois Vizinhos (PR) 65,8 mm e em Joaçaba (SC) 49,6 mm, no mesmo período. 

 

Foto: Angela Ruiz Curitiba/PR

 

Alerta para temporais 

A chuva continua ao longo desta quinta-feira e ainda cai forte durante à tarde e a noite, com previsão de grandes acumulados. As capitais Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) também estão sujeitas à chuva forte com raios e rajadas de vento.   

 

A expansão e a intensificação das nuvens carregadas vão continuar nesta sexta-feira (30), fechando o mês de novembro com mais chuva sobre o Sul. Ainda há alerta para temporais, principalmente sobre o norte gaúcho e os estados de Santa Catarina e do Paraná. Com o excesso de nuvens e a chuva, as temperaturas terão uma queda nos próximos dias. 

 

Dezembro tende a começar com mais instabilidade e pancadas de chuva sobre o Sul. Só a partir de domingo (2), as nuvens de chuva começam a perder força. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

15°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

25°
max

0mm / 0%