Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Chuva de 6 dias supera a média do mês em locais do Nordeste

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Chuva de 6 dias supera a média do mês em locais do Nordeste

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto de Edimarcos Oliveira, Lapão (BA)

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Entre os 10 maiores volumes de chuva sobre o Brasil acumulados entre a manhã do dia 5 e a manhã 6 de dezembro de 2018, quase todos ocorreram em estados da Região Nordeste,  pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. É o que tem acontecido desde o começo de dezembro, quando um vórtice ciclônico em altos níveis (VCAN) e também a passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia, começaram a estimular grandes e fortes áreas de instabilidade sobre a Região Nordeste do Brasil.  



    A tabela mostra os 10 maiores volumes de chuva observados no Brasil, acumulados entre 10 horas do dia 5 e 10 horas de 6 de dezembro de 2018 (horário de Brasília), pela medição do INMET.



    Local

    UF

    Chuva 24h (mm)

    Fonte Boa

    AM

    128,4

    São João do Piauí

    PI

    91,2

    Oeiras

    PI

    79,6

    Paulistana

    PI

    66,0

    Barreiras

    BA

    63,2

    Teresina

    PI

    61,8

    Correntina

    BA

    58,8

    Porangatu

    GO

    58,6

    Barra do Corda

    MA

    57,8

    Correntina

    BA

    55,6



    Desde o início de dezembro, fortes pancadas de chuva vêm sendo observadas especialmente sobre o Maranhão, a Bahia e o Piauí, mas também já tivemos chuva volumosa e forte em áreas do sertão e até até de Sergipe.

     

     

    Foto de Edimarcos Oliveira, Lapão (BA)

     

     

    Chuva de 6 dias supera a média de dezembro

    A chuva do início de dezembro de 2018 está sendo tão frequente e volumosa sobre o Nordeste do Brasil que, em vários locais, o volume acumulado nos primeiros seis dias do mês (até 10h de 6/12/18, horário de Brasília) já é pelo menos metade da média de chuva normal para todo mês de dezembro.  Em algumas áreas já choveu mais do que a média histórica mensal.

    Em alguns locais, como na região de Barreiras, no oeste da Bahia, choveu neste período o equivalente a 88% da média normal de chuva para um dezembro. Em Teresina, capital do Piauí, a medição automática do INMET registrou 200 mm em 6 dias e a média de chuva para dezembro é de aproximadamente 100 mm.  A estação meteorológica automática de Barreiras do Instituto Nacional de meteorologia já acumulou cerca de 180 mm de chuva em 6 dias a média normal de chuva para dezembro em Barreiras é de aproximadamente 204 mm.

     

    Confira alguns volumes de chuva elevados registrados pelo INMET no Nordeste, entre os dias 1 e 6 de dezembro de 2918, até por volta das 10h da manhã de 6/12/18

    (valores aproximados) e a média de chuva para dezembro.



    Cidade

    Chuva em 6 dias (mm)

    Média de dezembro (mm)

    Porto Seguro (BA)

    220

    150 a 175

    Formosa do Rio Preto (BA)

    210

    175 a 200

    Teresina (PI)

    200

    100 a 125

    Estreito (MA)

    200

    200 a 250

    Barreiras (BA)

    180

    200 a 250

    Guanambi (BA)

    160

    150 a 175

    Lençóis (BA)

    139

    125 a 150

    Caxias (MA)

    130

    100 a 125

    São João do Piauí (PI)

    125

    150 a 175


    Pelo menos até o fim da primeira quinzena de dezembro, as pancadas de chuva continuam frequentes sobre o Nordeste, mas privilegiando o interior dos estados.

     

    O mapa mostra a distribuição das médias de precipitação em dezembro para o Brasil, de acordo com cálculos do INMET para o período de 1981 a 2010.

     

     

    Mapa de média Climatológica de chuva para dezembro no Brasil (fonte: INMET)

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias