Chuva de Outubro e Novembro favorece reservatórios do DF

06/12/2018 às 15:48
por Angela Ruiz

Atualizado 06/12/2018 às 16:04

Oferecimento
Volume útil está próximo de 100% no reservatório de Descoberto

O ano de 2018 foi de evolução no nível dos reservatórios do Distrito Federal.  Tanto o reservatório de Descoberto quanto o de Santa Maria estão em uma situação confortável em relação ao volume útil de água disponível se comparado ao ano de 2017. Dados da Agência Reguladora de Águas Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal, hoje (06), o reservatório de Descoberto está com 94,2% da capacidade total e Santa Maria com 60,1%. No mesmo período do no passado, os números eram de 10,1% e 22,8% respectivamente.

 

As precipitações ocorridas em outubro e novembro de 2018 contribuíram para a elevação dos níveis dos reservatórios que abastecem o Distrito Federal. Novembro, até agora é o mês mais chuvoso de 2018. Dados do INMET – (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que choveu aproximadamente 372 milímetros, 64% acima da média normal para novembro que é de 227 milímetros.

 

De Janeiro a maio de 2018 observamos uma recuperação crescente do volume útil, especialmente do Descoberto. Entre junho e final de outubro houve uma pequena queda por causa do período mais seco, porém em novembro e agora neste início de dezembro as chuvas estão acontecendo com frequência no Distrito Federal, algumas vezes acumulando volumes bastante expressivos, analisa a meteorologista Josélia Pegorim.

 

Reservatório Descoberto, DF

 

Próximos dias  

 

No Centro-Oeste, é o ar quente e úmido que predomina em grande parte da Região e favorece a formação de nuvens carregadas durante a sexta-feira e o fim de semana. As pancadas de chuva acontecem em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Há risco de chuva forte, alertam os meteorologistas.

 

No Mato Grosso do Sul, a presença do ar seco de origem polar dificulta a formação de nuvens de chuva. As tardes serão mais secas e quentes e a umidade relativa do ar pode fixar abaixo de 30% em várias localidades.  

 

Tendência para o Verão 2018/2019

 

"De uma forma geral, ao longo do mês de dezembro não teremos grandes mudanças, as pancadas de chuva seguem principalmente ao longo da tarde, com risco para temporais, no Centro-Oeste. Nesta primeira quinzena do mês as temperaturas ainda podem sofrer algum declínio após a passagem de frentes frias, principalmente no Mato Grosso do Sul. Já o verão, este será marcado por pancadas de chuva, temporais e muito calor. Como estaremos sob efeito do fenômeno El Niño, os reservatórios de Santa Maria e Descoberto, no Distrito federal podem sofrer uma diminuição da chuva, ocorrendo principalmente entre final de janeiro e fevereiro. Mas, não há expectativa para um longo período de estiagem. Como este El Niño é fraco, nos demais períodos do verão, as pancadas de chuva com risco para temporais continua.”, completa a meteorologista Graziella Gonçalves.