Região Sudeste - tendência climática para o verão 2019

17/12/2018 às 12:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Como o El Niño vai influenciar a chuva e a temperatura no verão?

O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 20h23,  no horário brasileiro de verão, e se prolonga até às 18h58 do dia 20 de março, pelo horário de BrasíliaÉ nesta estação que ocorre grande parte da chuva anual da Região Sudeste. Os meses de janeiro e fevereiro são o primeiro ou o segundo mês mais chuvoso do ano na maioria das áreas do Sudeste.

 

O verão 2019 terá influência do fenômeno oceânico-atmosférico El Niño que se efetiva até o fim de 2018 e o começo de 2019. O El Niño 2019 será fraco a moderado e terá curta duração, terminando no fim do verão. O outono 2019 já não terá influência deste fenômeno.

 

A primavera de 2018 trouxe bastante chuva para muitas áreas de todos os estados da Região Sudeste. Mas os eventos de frio atípico também foram destaque. Na cidade de São Paulo, a média das temperaturas máximas foi de 24,7°C, a mais baixa em 8 anos.  Em dezembro, algumas áreas da cidade de São Paulo e locais na zona oeste da cidade do Rio De Janeiro registram temperatura em torno dos 13°C, que é um valor muito baixo para os padrões de dezembro.

O calor da primavera demorou para chegar, mas veio forte no Sudeste nas duas últimas semanas da estação.

 

Resumo do verão 2019 no Sudeste

Em janeiro de 2019, a circulação de ventos sobre a América do Sul vai manter os canais de umidade do Norte para o Sudeste do Brasil.  Assim, o mês de janeiro ainda será marcado por pancadas de chuva frequentes sobre a Região Sudeste. De forma geral, a maioria das áreas desta Região terminam janeiro com um total de chuva próximo da média histórica. No norte de MG, a chuva deve ficar pouco abaixo da média.  No sul de MG e em SP, janeiro deve terminar com chuva ligeiramente acima da média.

 

Durante o mês de fevereiro de 2019, o El Niño passa a mostrar suas características e a chuva diminui. Muitas áreas do Sudeste terão alguns períodos de tempo seco e, consequentemente, nestes dias a temperatura pode subir bastante. A chuva ao final do mês acaba abaixo da média no Sudeste.

 

Em março de 2019, a áreas de instabilidade retornam e a maior parte da Região fecha o mês com chuva dentro do normal para a época do ano. Em MG, ES e RJ, março de 2019 terá chuva ligeiramente acima da média.

O calor persiste em toda a Região Sudeste.

 

Confira mais detalhes sobre o verão 2019 na Região Sudeste com a meteorologista da Climatempo Graziella Gonçalves.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

10mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

36°
max

10mm / 90%