Chuva cai volumosa no Rio Grande do Sul

03/01/2019 às 11:30
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Nova frente fria deixa a Região Sul em alerta. Saiba quando o tempo muda em SC e no PR.

Uma nova frente fria que avança pelo litoral do Rio Grande do Sul mudou o tempo e espalha uma grande quantidade de nuvens sobre o estado. A chuva já veio volumosa em algumas áreas nas últimas 24 horas. Com o deslocamento da frente fria, as áreas de chuva tendem a aumentar também por Santa Catarina e o Paraná, com alerta para chuva forte. 

 

A capital Porto Alegre já voltou a ter chuva moderada durante a manhã desta quinta-feira (3) e o tempo segue instável, com previsão de pancadas de chuva entre à tarde e a noite e risco de chuva forte. Todo o centro-sul gaúcho continua com chuva e grandes volumes ainda poderão ser observados até o final do dia. No norte e noroeste gaúcho, as pancadas de chuva também acontecem ao longo do dia e há risco de temporais. 

 

Chuva volumosa em 24 horas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou 80,1 mm em Santa Vitória do Palmar, 63 mm em Jaguarão, 48,4 mm em Encruzilhada do Sul, 48,8 mm em Camaquã e 48,2 mm em Quaraí e 40,2 mm em Santana do Livramento, entre às 10 horas da quarta-feira e às 10 horas desta quinta-feira. Várias outras cidades tiveram acumulados entre 20 a 40 mm no período. 

 

Foto: Dolores Klassen. Colônia Nova/RS

 

Risco de temporais aumenta em SC e no PR 

A frente fria terá um deslocamento em direção ao mar, mas consegue ajudar a aumentar as áreas de instabilidade também sobre Santa Catarina e o Paraná. Nesta quinta, ocorrem pancadas de chuva com raios em ambos os estados a partir da tarde, sendo o maior risco de temporais para o sul e interior catarinense. 

 

Já a sexta-feira vai seguir em alerta para chuva forte e volumosa o dia todo em Santa Catarina e no Paraná. O leste catarinense, incluindo Florianópolis, fica com o tempo fechado e chuvoso. Em outras áreas do estado, o sol ainda aparece em alguns momentos sempre junto de muita nebulosidade.

 

No Paraná, a expectativa é de bastante chuva para o centro-sul, oeste e leste do estado, incluindo Curitiba. Há risco de chuva forte a qualquer momento do dia. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

11°
min

29°
max

0mm / 0%