Com 41°C, Rio de Janeiro registra maior temperatura desde 2015

03/01/2019 às 17:17
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mudança no tempo começa a ocorrer nesta sexta-feira com chegada de frente fria

O calor aumentou no Rio de Janeiro e passou dos 40°C na tarde de 3 de janeiro. Houve recorde de calor para 2019 com temperatura de 41,2°C medida no bairro de Santa Cruz, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Esta foi também a maior temperatura do verão 2018/2019 na cidade do Rio e também a maior temperatura desde 16 de outubro de 2015 quando foi registrado o valor de 42,8°C. Veja como vai ficar a temperatura no Rio de Janeiro nos próximos dias.

 

Calor diminui nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 4 de janeiro, o calor começa a diminuir com a chegada de uma frente fria. A temperatura não chega novamente ao dígito de 40°C, mesmo assim, o calor será intenso o dia todo e a sensação de abafamento será grande. Esta sexta-feira será quente e abafada em todas as regiões do estado do Rio De Janeiro

 

Risco de temporais

Com o calor excessivo e a chegada da frente fria, nuvens carregadas crescem sobre o estado do Rio de Janeiro no decorrer desta sexta-feira, 4 de janeiro. Fortes pancadas de chuva com raios são esperadas para tarde e noite. Há risco de temporais especialmente na Região Serrana e no Sul Fluminense, região próxima da divisa com São Paulo, onde está a região de Resende, e no Grande Rio. A chuva pode vir com fortes rajadas de vento, entre 60 km/h e 80 km/h.  

 

Semana termina em alerta

Além do calor intenso, entre a sexta-feira e o sábado, 5 de janeiro, a passagem de uma frente fria pelo litoral sul fluminense força uma queda mais acentuada da pressão atmosférica sobre o estado do Rio de Janeiro. A baixa pressão do ar e o calor facilitam a formação de nuvens bastante carregadas. O Grande Rio, a Região Serrana, municípios próximos da divisa com a Zona da Mata Mineira e no Sul Fluminense, perto de São Paulo ficam mais sujeitos a temporais.

No domingo, 6, o tempo fica mais seco e a chance de chover diminui bastante.

 

 

Foto de Amanda Sampaio, Rio de Janeiro (RJ)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%