Rio de Janeiro pode ter um pouco de chuva no fim de semana

11/01/2019 às 23:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Pode chover forte no centro-sul fluminense e calor aumenta na próxima semana.

Deve voltar a chover neste fim de semana no Grande Rio e em várias áreas do estado do Rio De Janeiro, até com risco de temporais. Mesmo com previsão de pancadas de chuva, cariocas e fluminenses ainda terão várias horas de praia com sol forte e calorão.

 

O estado do Rio de Janeiro tem estado muito quente nos últimos dias, mas praticamente sem chuva. As pancadas de chuva previstas para este fim de semana não vão aliviar quase nada do calor. Na cidade do Rio, a temperatura durante o dia vai continuar passando dos 35°C neste fim de semana. Medições do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que a menor temperatura máxima no Rio de Janeiro nestes 11 dias de janeiro foi de 33,4°C no dia 5. No dia 3 de janeiro, a máxima foi de 41,2°C, o recorde de calor no Rio neste ano e a segunda temperatura mais elevada no Brasil em 2019 até agora.

 

Alta pressão enfraquece

O estado do Rio de Janeiro tem tipo pouca nebulosidade e pouca chuva nos últimos dias por causa da atuação de um forte sistema de alta pressão atmosférica sobre o Sudeste do Brasil. A alta pressão reduz a umidade no ar, dificulta a formação e o crescimento das nuvens e consequentemente diminui a chance de chover.

 

O centro (região mais forte) desta alta pressão tem estado próximo do estado do Rio de Janeiro os últimos dias, mas enfraquece no fim de semana. Este enfraquecimento vai permitir que as grandes nuvens cresçam novamente.

As poucas pancadas de chuva que ocorreram na sexta-feira, 10, na região próxima de Macaé e de Resende já representam um sinal de algo está mudando no tempo.

 

 

 

RJ_Rio-de-Janeiro-por-Maria-Regina-Futuro-7-1-19-anoitecer_1

Foto de Maria Regina Futuro, Rio de Janeiro (RJ)

 

Risco de chuva forte

Com o enfraquecimento da alta pressão, mais nuvens se formam sobre o estado do Rio de Janeiro no fim de semana. As condições para chuva aumentam, mas como o ar está muito quente, não se pode descartar o risco de temporais, com vento forte e chuva volumosa especialmente na Baixada Fluminense, na região Serrana, Costa Verde e Médio Paraíba. .

 

 

Calor de 40°C à vista

O calor de 40°C volta a ser sentido no Rio de Janeiro na próxima semana. O vento quente ganha força sobre o estado e o termômetro pode chegar novamente na marca dos 40°C na cidade do Rio.

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%