Áreas de instabilidade provocam muita chuva no RS

14/01/2019 às 11:37
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Estado gaúcho volta a ter chuva volumosa neste início de semana.Saiba mais sobre o tempo no Sul.

A circulação de ventos em médio níveis da atmosfera está estimulando a formação de fortes áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul. A semana novamente começou com chuva intensa e acumulados que já passaram de 100 nas últimas 24 horas em municípios gaúchos. Nesta segunda-feira (14), o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná terão pancadas de chuva e há alerta para mais temporais. 

 

Em todo o Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre,  é alto o risco de pancadas de chuva com forte intensidade, raios e rajadas de vento para tarde e noite de hoje. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), já choveu 105,8 mm em Cruz Alta, entre às 10 horas de domingo (13) e às 10 horas desta segunda-feira. Em Santana do Livramento foram acumulados 72,8 mm de chuva, em Palmeira das Missões 40,8 mm e em Erechim 37 mm no mesmo período. 

 

Também foram observados volumes de chuva um pouco acima de 60 mm, em Colombo e Campina da Lagoa, no Paraná, durante o mesmo intervalo, de acordo com as informações o INMET.  

 

A nebulosidade é maior sobre Santa Catarina, onde pode chover a qualquer momento do dia, com até moderada intensidade. O calor e alta umidade do ar vão gerar mais nuvens de temporais sobre o Paraná entre à tarde e a noite. 

 

Foto: Lionel Wirth. Caxias do Sul/RS

 

Mais instabilidade e temporais 

A semana vai seguir com a formação de mais instabilidades sobre o Sul. Outra frente fria deve passar pelo litoral do RS e será desviada para o mar, mas o crescimento de sistemas de baixa pressão atmosférica vão manter as condições para chuva forte e volumosa.

 

Até o final da semana, grandes acumulados acima de 100 mm serão observados nos três estados da Região Sul. Confira:    

 

chuva_SUL_14.01 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS


min

24°
max

0mm / 0%