Oferecido por
A circulação de ventos em médio níveis da atmosfera está estimulando a formação de fortes áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul. A semana novamente começou com chuva intensa e acumulados que já passaram de 100 nas últimas 24 horas em municípios gaúchos. Nesta segunda-feira (14), o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná terão pancadas de chuva e há alerta para mais temporais.
Em todo o Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre, é alto o risco de pancadas de chuva com forte intensidade, raios e rajadas de vento para tarde e noite de hoje. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), já choveu 105,8 mm em Cruz Alta, entre às 10 horas de domingo (13) e às 10 horas desta segunda-feira. Em Santana do Livramento foram acumulados 72,8 mm de chuva, em Palmeira das Missões 40,8 mm e em Erechim 37 mm no mesmo período.
Também foram observados volumes de chuva um pouco acima de 60 mm, em Colombo e Campina da Lagoa, no Paraná, durante o mesmo intervalo, de acordo com as informações o INMET.
A nebulosidade é maior sobre Santa Catarina, onde pode chover a qualquer momento do dia, com até moderada intensidade. O calor e alta umidade do ar vão gerar mais nuvens de temporais sobre o Paraná entre à tarde e a noite.
Foto: Lionel Wirth. Caxias do Sul/RS
Mais instabilidade e temporais
A semana vai seguir com a formação de mais instabilidades sobre o Sul. Outra frente fria deve passar pelo litoral do RS e será desviada para o mar, mas o crescimento de sistemas de baixa pressão atmosférica vão manter as condições para chuva forte e volumosa.
Até o final da semana, grandes acumulados acima de 100 mm serão observados nos três estados da Região Sul. Confira: