ZCIT provoca chuva forte no Nordeste nesta terça

14/01/2019 às 15:20
por Redação

Oferecimento
Sistema atuará na Região ao longo de toda a semana

A aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste vai estimular a formação de nuvens bastante carregadas sobre o litoral do Maranhão, Piauí e do Ceará nesta terça-feira (15). Nessas áreas, o predomínio será de céu nublado, e pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora do dia. Há risco de temporais isolados.

 

Já na faixa litorânea que vai de Natal até Recife, os ventos marítimos vão aumentar a umidade e pode garoar já pela manhã. Durante a tarde, o sol volta a aparecer, mas pancadas de chuva com raios ocorrem entre o fim da tarde e a noite.

 

No sul do Maranhão, do Piauí e do Ceará, pode chover forte durante o dia. Já em Maceió, Aracaju e em todo o litoral da Bahia, incluindo a capital Salvador, chove apenas de forma passageira. No interior baiano, a previsão é de pancadas de chuva muito isoladas a partir da tarde.

 

BA_Belo-Campo-Campor-por-Valdeir-5-1-19-nuvem-carregada

Foto de Valdeir - Belo Campo, BA

 

Atuação da ZCIT

A ZCIT vai atuar no Nordeste do Brasil ao longo de toda esta semana. Por isso, estados como o Rio Grande do Norte, Ceará, áreas ao norte do Piauí e do Maranhão terão chuva frequente e há risco de chuva moderada a forte, inclusive nas capitais Fortaleza, Teresina e São Luís.

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

31°
max

20mm / 90%

Natal - RN

24°
min

30°
max

20mm / 90%