Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ES, MG e RJ ainda vão sentir a falta de chuva até o fim do mês

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Roberto Silva. Belo Horizonte/MG.

3 min de leitura

Oferecido por

Existe motivo para reclamação da falta de chuva no Sudeste? Sim, deveria estar chovendo bem mais, pois estamos em janeiro e as médias de chuva para este mês são elevadas na Região.

 

Desde o início de 2019 tem chovido menos em toda a Região Sudeste. Apenas São Paulo está numa situação um pouco melhor na comparação com o Espírito Santo, Minas Gerais e o Rio De Janeiro. Ainda assim no estado de São Paulo, a chuva tem acontecido de maneira irregular, ou seja, nem todas as áreas têm recebido os temporais de fim de tarde. 

 

O que está acontecendo?

"A Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) ganhou força no começo do ano e reduziu as áreas de instabilidade, consequentemente a nebulosidade e a frequência da chuva na Região Sudeste", explica a meteorologista Josélia Pegorim. "A intensificação da ASAS já pode ser considerado um efeito do processo da formação do El Niño", completa a meteorologista. 

 

Muitas horas de sol forte e pouca chuva têm feito as temperaturas ficarem altas e o calor intenso está chamando a atenção e incomodando muito gente. 

 

A menor quantidade de chuva observada até agora, em pouco mais de 15 dias, foi sobre o Espírito Santos, os Vales do Rio Doce e Jequitinhonha. Também quase não choveu na cidade do Rio de Janeiro desde o começo do ano.  

 

Foto: Roberto Silva. Belo Horizonte/MG.
 

Déficit de chuva é maior em Vitória e no Rio de Janeiro 

Com relação às capitais, o déficit de chuva está em 94% da média de janeiro em Vitória, 78% em Belo Horizonte e 53% em São Paulo, até o último dia 17, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. No Rio de Janeiro o déficit chega a 95% da média mensal, levando em conta a estação do bairro da Saúde, de acordo com as medições do Alerta Rio-Prefeitura do Rio de Janeiro. 

 

Quais áreas ainda vão sentir a falta de chuva?

A segunda quinzena de janeiro ainda deve ser marcada por tempo seco ou pouca chuva no noroeste de Minas Gerais, nos Vales do Jequitinhonha e Doce e norte do do Rio de Janeiro. 

A chuva pode ser mais frequente em São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e no centro-sul do Rio de Janeiro na próxima semana. 

 

 

Veja também:

Cantareira pode voltar para a faixa de alerta ainda em janeiro 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias