Belo Horizonte está muito quente e pode ter recorde de calor

21/01/2019 às 12:07
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Janeiro de 2019 está sendo mais quente do que o normal e com pouca chuva.

O fim de semana foi marcado por muito calor e pouca chuva em Belo Horizonte. A tarde do domingo, 20 de janeiro, foi a mais quente de 2019 até agora na capital mineira. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33,1°C de temperatura máxima na estação meteorológica localizada no bairro de Santo Agostinho, no centro-sul de Belo Horizonte. O recorde anterior era de 32,6°C no dia 16 de janeiro. Em 2018, a maior temperatura neste local foi de 34,1°C no mês de outubro.



Possibilidade de novo recorde hoje

O estado de Minas Gerais será hoje uma das áreas mais quentes do Brasil, como já foi ontem. A temperatura em Araçuaí que fica na região mineira do Vale do Jequitinhonha, na divisa com a Bahia, chegou aos 38,9°C e foi a maior do país, segundo o INMET.

 

Belo Horizonte também continua muito quente nesta segunda-feira, 21 de janeiro, e pode completar um mês de verão batendo novamente o recorde de calor para este ano.

 

Janeiro quente

As tardes de janeiro de 2019 estão sendo mais quentes do que o normal em Belo Horizonte. Segundo O INMET, a média das temperaturas máximas registradas de 1 a 20 de janeiro foi de 30,6°C, valor que está 2,2°C acima da média de máxima de referência para janeiro que é de 28,4°C.

 

Chuva muito abaixo da média

Na escala anual, a média de chuva para janeiro em  Belo Horizonte é de 329 mm, a segunda maior do ano perdendo apenas para dezembro que tem média Climatológica de chuva de 359 mm.

Mas janeiro de 2019 está sendo seco. Na estação de Santo Agostinho, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou em 20 dias apenas 73,9 mm acumulados, valor que está 78%  abaixo da média histórica. Toda a chuva caiu nos cinco primeiros dias de janeiro. Não houve registro de chuva na estação de 6 a 20 de janeiro.

 

A semana segue com muito sol, calor e pouca chuva até a quinta-feira. A maior chance de chover esta semana será na sexta-feira, 25 de janeiro.

 

Foto de Edison Shoji Suzuki, Belo Horizonte (MG)

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

21°
min

34°
max

12mm / 90%