Chove forte e córregos transbordam em São Paulo

24/01/2019 às 16:57
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Áreas de instabilidade continuam sobre a Grande SP até a noite

A chuva forte que da tarde desta quinta-feira na em parte da Grande São Paulo e da capital paulista fez com que os córregos da Paciência e Perus transbordassem na zona norte da capital. Por volta das 16h30, o córrego Itaim, no Butantã (zona oeste) atingiu a cota de emergência.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,2 mm em 1 hora em Perus, entre 15 e 16 horas. Em Pirituba choveu 20,6 mm neste período. Em 3 horas, entre 13h30 e 16h30, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 59,4 mm em Guarulhos/Cidade Soberana, 47,7 mm em Caieiras/Vila Angélica, 38,6 mm em Francisco Morato/Jardim Primavera. Na região de Arujá/Arujamérica choveu 43,4 mm em apenas 1 hora.

 

A chuva forte veio de nuvens bastante carregadas que voltaram a se formar sobre a Grande São Paulo por causa do ar quente e úmido que predomina sobre a região. A passagem de uma frente fria pelo litoral paulista nesta quinta-feira colabora para formar estas áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo.

 

As áreas de chuva continuam se espalhando sobre a Grande São Paulo até a noite. Há risco de chuva forte, raios, rajadas de vento com até 70 km/h e queda de granizo. A chuva cai forte com potencial para alagamentos.

 

Acompanhe a chuva pelos radares Climatempo-USP

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%