Tchau, calorão!

03/02/2019 às 00:21
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria “aliviadora da pátria” avança pelo Sudeste nos próximos dias. Temperaturas podem baixar mais de 10°C em 48h em algumas áreas.

Janeiro de 2019 entrou para lista de meses especiais na Climatologia do Brasil por causa de seu calor histórico. Temperaturas da ordem dos 40°C foram registradas nos três estados da Região Sul, em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio De Janeiro. Recordes históricos de calor foram batidos.

 

Mas este calorão está chegando ao fim e quem vai por as temperaturas no lugar é uma frente fria que espalhou temporais pelo Sul do Brasil no sábado, 2 de fevereiro. Mesmo assim, antes da chuva, o calor ainda foi intenso especialmente em Santa Catarina e no Paraná. Medições do Instituto Nacional de Meteorologia mostraram que o interior de São Paulo voltou a registrar 40°C. O Mato Grosso do Sul chegou muito próximo desta marca. temperaturas entre 37°C e 39°C foram observadas em diversos locais do Paraná, do Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

 

Frente fria chega ao Sudeste

A frente fria “aliviadora da pátria” avançou pelo litoral da Região Sul no sábado, dia 2, e no domingo, 3, vai passar pelo litoral de São Paulo e chega ao litoral fluminense, na altura da cidade do Rio. Isto quer dizer que, além da chuva, o vento fresco de origem polar será sentido no decorrer deste domingo sobre o Sul do Brasil, nas áreas mais ao sul de Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no sul do Rio de Janeiro e até no Sul de Minas.

A tarde do domingo já será bem menos quente do que a do sábado, mas a persistência do ventinho fresco, o aumento da nebulosidade e a chuva vão baixar ainda mais a temperatura no centro-sul do Brasil na segunda e a terça-feira, 5 de fevereiro.

Na segunda-feira, dia 4, a frente fria chega ao litoral do Espírito Santo e continua próxima ao litoral capixaba também na terça-feira,5, levando chuva e ar fresco para este estado e também para algumas no leste de Minas Gerais.

 

 

Primeira FF de fev 2019

 

 

Temperatura em declínio

Confira a diferença de temperatura esperada para alguns locais do Sul e do Sudeste até a segunda-feira, 4 de fevereiro



Cidade

T max 2/2 (°C)

T max

prevista 4/2 (°)C

Diferença (°C)

Porto Alegre (RS)

31

25

-6

Florianópolis (SC)

31

26

-5

Curitiba (PR)

34

22

-12

Maringá (PR)

38

28

-10

Porto Murtinho (MS)

40

36

-4

São Paulo (SP)

36

25

-11

Barretos (SP)

39

30

-9

Rio de Janeiro (RJ)

38

27

-11


Bloqueio atmosférico quebrado

Esta frente fria será responsável pela quebra do bloqueio atmosférico e vai abrir caminho para outros sistemas atuarem sobre o Brasil no decorrer do mês de fevereiro. A primeira quinzena do mês pode terminar com influência de uma grande frente fria.

Isto não quer dizer que fevereiro de 2019 será todo com temperatura agradável e muita chuva. Ainda teremos dias bem quentes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, mas não com temperaturas tão altas como em janeiro e nem por tantos dias consecutivos.

O aumento da nebulosidade e da frequência da chuva vão impedir que a temperatura fique extremamente alta. Fevereiro será quente, mas não extremo.

 

 

 

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

29°
max

8mm / 90%

São Paulo - SP

17°
min

30°
max

0mm / 0%