Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Tchau, calorão!

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Janeiro de 2019 entrou para lista de meses especiais na Climatologia do Brasil por causa de seu calor histórico. Temperaturas da ordem dos 40°C foram registradas nos três estados da Região Sul, em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio De Janeiro. Recordes históricos de calor foram batidos.

     

    Mas este calorão está chegando ao fim e quem vai por as temperaturas no lugar é uma frente fria que espalhou temporais pelo Sul do Brasil no sábado, 2 de fevereiro. Mesmo assim, antes da chuva, o calor ainda foi intenso especialmente em Santa Catarina e no Paraná. Medições do Instituto Nacional de Meteorologia mostraram que o interior de São Paulo voltou a registrar 40°C. O Mato Grosso do Sul chegou muito próximo desta marca. temperaturas entre 37°C e 39°C foram observadas em diversos locais do Paraná, do Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

     

    Frente fria chega ao Sudeste

    A frente fria “aliviadora da pátria” avançou pelo litoral da Região Sul no sábado, dia 2, e no domingo, 3, vai passar pelo litoral de São Paulo e chega ao litoral fluminense, na altura da cidade do Rio. Isto quer dizer que, além da chuva, o vento fresco de origem polar será sentido no decorrer deste domingo sobre o Sul do Brasil, nas áreas mais ao sul de Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no sul do Rio de Janeiro e até no Sul de Minas.

    A tarde do domingo já será bem menos quente do que a do sábado, mas a persistência do ventinho fresco, o aumento da nebulosidade e a chuva vão baixar ainda mais a temperatura no centro-sul do Brasil na segunda e a terça-feira, 5 de fevereiro.

    Na segunda-feira, dia 4, a frente fria chega ao litoral do Espírito Santo e continua próxima ao litoral capixaba também na terça-feira,5, levando chuva e ar fresco para este estado e também para algumas no leste de Minas Gerais.

     

     

    Primeira FF de fev 2019

     

     

    Temperatura em declínio

    Confira a diferença de temperatura esperada para alguns locais do Sul e do Sudeste até a segunda-feira, 4 de fevereiro



    Cidade

    T max 2/2 (°C)

    T max

    prevista 4/2 (°)C

    Diferença (°C)

    Porto Alegre (RS)

    31

    25

    -6

    Florianópolis (SC)

    31

    26

    -5

    Curitiba (PR)

    34

    22

    -12

    Maringá (PR)

    38

    28

    -10

    Porto Murtinho (MS)

    40

    36

    -4

    São Paulo (SP)

    36

    25

    -11

    Barretos (SP)

    39

    30

    -9

    Rio de Janeiro (RJ)

    38

    27

    -11


    Bloqueio atmosférico quebrado

    Esta frente fria será responsável pela quebra do bloqueio atmosférico e vai abrir caminho para outros sistemas atuarem sobre o Brasil no decorrer do mês de fevereiro. A primeira quinzena do mês pode terminar com influência de uma grande frente fria.

    Isto não quer dizer que fevereiro de 2019 será todo com temperatura agradável e muita chuva. Ainda teremos dias bem quentes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, mas não com temperaturas tão altas como em janeiro e nem por tantos dias consecutivos.

    O aumento da nebulosidade e da frequência da chuva vão impedir que a temperatura fique extremamente alta. Fevereiro será quente, mas não extremo.

     

     

     

    Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias