RS esquenta antes do temporal

09/02/2019 às 17:00
por Bianca Lobo

Oferecimento
Calor vai predominar sobre o estado no dia que antecede nova mudança no tempo

Uma massa de ar quente predomina sobre o Rio Grande do Sul e junto com o predomínio de sol favoreceu a manutenção de temperaturas elevadas sobre o estado gaúcho no sábado, dia 09 de fevereiro, condição que deve se repetir também no domingo.

 

Na tabela a seguir são apresentadas as estações do Instituto Nacional de Meteorologia que registraram temperatura máxima superior à 35°C até as 16h00 do sábado, dia 09 de fevereiro de 2019. No aeroporto de Canoas a temperatura às 16h00 era de 37°C, com sensação térmica de 41°C.

 

RS_temperatura

 

No domingo além do ar quente e úmido o estado gaúcho permanecerá em situação pré-frontal, quando os ventos sopram predominantemente de norte, trazendo o ar mais quente das regiões centrais do continente para a região e as temperaturas durante a tarde deverão ser maiores do que as registradas durante o sábado. A temperatura máxima prevista para a cidade de Porto Alegre é de 37°C para o dia 10 de fevereiro.

 

O CALOR QUE ANTECEDE O TEMPORAL

Na segunda-feira o tempo abafado dará lugar aos temporais sobre o Rio Grande do Sul. A passagem de uma frente fria e a presença de um sistema de baixa pressão ajudam a formar nuvens muito carregadas sobre o estado e há previsão de chuva forte e volumosa sobre o estado. Há potencial para queda de granizo e rajadas de vento de até 80 km/h. Essa frente vem acompanhada de uma forte massa de ar frio para essa época do ano e a temperatura vai diminuir bastante sobre o estado. Na capital a máxima prevista para o dia 12 de fevereiro, terça-feira, é de apenas 26°C.

 

Nos mapas a seguir são apresentados os acumulados de chuva previstos por modelo numérico entre as 00Z e 12Z do dia 11 de fevereiro (entre 22h do dia 10 e 10h do dia 11 de fevereiro, hora local) e entre as 12Z do dia 11 e 00Z do dia 12 de fevereiro (entre 10h e 22h do dia 11 de feveriro). Os maiores acumulados de chuva são indicados pelos tons em laranja e rosa nestas imagens.

 

Chuva_RS

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

0mm / 0%