Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sudeste tem dia de muito calor nesta segunda-feira

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Rosane Silva, Rio de Janeiro (RJ)

3 min de leitura

Oferecido por

 

  •  
  • Uma massa de ar quente predomina sobre o sudeste brasileiro nesta-segunda-feira. A temperatura deve alcançar os 40°C na cidade do Rio De Janeiro-RJ e 34°C em São Paulo-SP. O calor e a umidade na região são favoráveis à formação de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde em ambas as cidades.

     

    O tempo muda devido a uma forte massa de ar frio se desloca na noite de terça-feira, causando tempestades a partir da tarde principalmente no centro-sul e litoral do estado de São Paulo. A temperatura máxima prevista para a capital paulista não deve passar dos 31°C devido à presença de nebulosidade e da ocorrência de pancadas de chuva. Já no Grande Rio, o calor ainda deve ser destaque, com temperaturas de 39°C.

     

    O sistema ganha força entre a noite do dia 12 e a madrugada do dia 13, formando nuvens carregadas que causam chuva persistente e recorrente. Assim, na quarta-feira (13) o risco para temporais aumenta, quando as áreas de instabilidades associadas à passagem da frente fria provocam chuva duradoura no sul e leste paulista e também no sul do Rio de Janeiro. Há risco para queda de árvores, devido às fortes rajadas de vento e também à intensa atividade elétrica que será causada pelo sistema. Além disso, a intensidade da chuva também pode provocar alagamentos e até mesmo enchentes. Nas demais áreas, a chuva ocorre a qualquer hora e o tempo fechado provoca queda nas temperaturas. A máxima prevista cai para 23°C em São Paulo-SP e 31°C no Rio de Janeiro-RJ.

     

    Na quinta-feira (14) ainda há risco de chuva persistente e volumosa. As temperaturas seguem caindo, não ultrapassando os 21°C e 26°C nas capitais paulista e fluminense, respectivamente. O tempo não muda muito entre a sexta-feira (15) e o final de semana. Com isso, ainda há condições para chuva ao longo do dia nos territórios do estado de São Paulo e Rio de Janeiro, que devem avançar também para áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias