SP e RJ terão novamente semana de temporais

11/02/2019 às 12:08
por Maria Clara Machado

Atualizado 11/02/2019 às 12:39

Oferecimento
Situação meteorológica será favorável à chuva forte e volumosa e população deve se preparar

Uma nova frente fria já chegou ao Sul do Brasil e está a caminho do Sudeste trazendo novamente mudanças do tempo para a Região. A partir desta terça-feira (12), os temporais retornam a São Paulo e a semana será de bastante chuva. Na quarta-feira (13), será a vez do Rio de Janeiro, que deve voltar a ter chuva forte e volumosa. 

 

Semana de bastante chuva em SP 

O calor retornou com força ao estado de São Paulo durante o fim de semana e vai contribuir para reforçar a formação das nuvens carregadas a partir desta terça-feira. A chegada de uma nova frente fria aumenta o risco de temporais na capital paulista, região metropolitana, Vale do Paraíba, litoral e todo o estado.

 

"A frente fria vai avançar pelo oceano e forma um novo sistema de baixa pressão atmosférica, que vai atuar ao largo da costa de São Paulo e juntamente com o forte aquecimento, teremos novamente às condições propícias para chuva forte, generalizada e com potencial para alagamentos e transbordamentos de córregos e rios. Já amanhã podemos ter um dia complicado em relação à chuva, principalmente no leste do estado de São Paulo, mas todas as áreas paulistas poderão ter chuva forte", avisa o meteorologista Daniel Orlandi. 

 

A semana vai seguir com mais chuva na Grande São Paulo e no estado. A chuva ainda deve

cair persistente e grossa na quarta-feira (13), mantendo a situação de alerta. Além da chuva, São Paulo terá queda nas temperaturas a partir de quarta.  

 

SP_São-Paulo-Philippe-Peinhopf-de-Paula-por--30-1-19-temporal

Foto: Philippe Peinhopf. São Paulo/SP.

 

RJ deve se preparar para chuva volumosa 

O estado do Rio De Janeiro e o Grande Rio deverão novamente se preparar para muita chuva. O avanço de uma nova frente fria e o deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica vão deixar a região em alerta a partir de quarta-feira (13). 

 

"As pancadas de chuva por causa do calor já poderão ser fortes e ocorrer em mais áreas a partir da tarde desta terça-feira, mas será principalmente na quarta que a chuva virá constante, forte e volumosa. O Grande Rio, a Costa Verde e o estado como um todo pode voltar a enfrentar problemas decorrentes da chuva", avisam os meteorologistas da Climatempo

 

A semana ainda terá mais instabilidade e a previsão indica chuva todos os dias para o estado do Rio de Janeiro. A população deve ficar atenta às orientações da Defesa Civil e aos avisos meteorológicos.    

 

Foto: Ziel Silva. Copacabana/RJ.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%