Instabilidade ganha força no interior do Nordeste na quinta

13/02/2019 às 18:20
por Redação

Oferecimento
João Pessoa acumulou 117,8 mm de chuva nas últimas 24 horas. Acumulado está 23% acima da média normal para este mês na cidade.

Muitas áreas da Grande João Pessoa sofreram com a chuva forte que ocorreu ao longo desta quarta-feira. De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), choveu 117,8 mm entre 17h30 de ontem e 17h30 de hoje (horário de Brasília). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o volume total acumulado em fevereiro na estação convencional da cidade, em 13 dias, foi de aproximadamente 130 mm, e está 23% acima da média normal de chuva para este mês, que é de 105 mm.

 

Nesta quinta-feira (14), as áreas de instabilidade enfraquecem e a chuva diminui no litoral, mas aumenta no interior do Nordeste. Por isso, todas as áreas da costa de Pernambuco até o sul da Bahia vão ter apenas chuva passageira. No entanto, pancadas de chuva voltam a ocorrer a partir da tarde no interior e extremo sul baiano, centro-sul do Piauí, sul do Ceará e em todo o estado da Paraíba, incluindo a capital João Pessoa.

 

Na costa norte da Região, incluindo o estado do Maranhão, norte do Piauí, centro-norte do Ceará e no Rio Grande do Norte, os ventos que sopram do mar vão ganhar força, por isso, a previsão é de um dia com tempo muito instável, e pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte.

 

PI_Teresina_nublado_OzéasNeves_14012019

Foto de Ozéas Neves - Teresina, PI

 

Quinta-feira

Na quinta-feira (15), a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vai colaborar para manutenção das áreas de instabilidade sobre a costa norte do Nordeste. Nesses locais, a previsão continua de chuva a qualquer hora.

 

Em todo o interior da Região Nordeste, o dia promete ser típico de verão, com sol, calor e pancadas de chuva que ocorrem entre a tarde e a noite. Nas áreas litorâneas do norte da Bahia, incluindo a capital Salvador, em Sergipe e em Alagoas, a previsão é de chuva passageira ao longo do dia.

 

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

18°
min

35°
max

0mm / 0%

João Pessoa - PB

22°
min

28°
max

2mm / 60%