Tempo instável no RJ nesta segunda-feira

17/02/2019 às 22:05
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Confira alguns volumes de chuva elevados da noite do domingo, 17. Condições para chuva diminuem até o fim da semana.

Áreas de instabilidade que se espalharam por toda a Região Sudeste do Brasil voltaram a se intensificar sobre o estado do Rio De Janeiro na noite do domingo, 17 de fevereiro. A chuva voltou a cair forte na região da cidade do Rio de Janeiro. Em alguns locais choveu quase 50 mm em apenas 1 hora. Choveu forte também em municípios do Grande Rio e na região de Angra dos Reis.  As condições para chuva diminuem até o fim da semana.



Segunda com tempo instável

As áreas de instabilidade persistem sobre o estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira. A previsão é de uma dia com grande quantidade de nuvens em todo o estado e a chuva pode ocorrer a qualquer hora, mas com até moderada intensidade. Não deve chover muito forte como na noite do domingo.

 

Menos chuva até o fim da semana

As condições para chuva diminuem até o fim da semana no estado do Rio de Janeiro. Mesmo com a expectativa de maiores períodos com sol a partir da terça-feira, 19 de fevereiro, as pancadas de chuva ainda serão frequentes à tarde e à noite. Até a quarta-feira,  algumas pancadas podem ser moderadas a fortes.

A partir de quinta-feira e até o fim desta semana, a nebulosidade e o risco de chuva diminuem com a intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre a Região Sudeste do Brasil. Isto vai evitar a formação e permanência de grandes áreas de instabilidade como se observa atualmente.



Volumes de chuva no domingo

Entre 19h30 e 20h30 do domingo, 17, o Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro registrou 43,8 mm em Bangu, 34,2 mm na Grota Funda, 26,8 mm em Anchieta, 17,8 mm em Guaratiba, 17,2 mm em Jacarepaguá/Tanque, 15,0 mm em Irajá e 14,4 mm em Madureira.

 

O Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou volumes de chuva ainda mais elevados em 1 hora. Confira alguns volumes observados no período entre 19h50 e 20h50 da noite do domingo:

Vicente de Carvalho: 58,2 mm

Realengo: 45,2 mm

Vigário Geral: 32,8 mm

Praça Seca: 32,2 mm

Pilares: 41,4 mm

Abolição: 40,4 mm

 

Em um local de Angra dos Reis, o Cemaden registrou quase 128 mm em 6 horas, entre 14h50 e 20h50 do domingo.

 

 

 

Foto: Filipe Pungirum. Rio de Janeiro/RJ

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%