Chuva forte se espalha sobre o Grande Rio

22/02/2019 às 21:39
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Nuvens carregadas avançaram de SP para o RJ e provocaram muita chuva na região de Agra dos Reis. Saiba como será o fim de semana.

Fortes áreas de chuva avançaram de São Paulo para o estado do Rio De Janeiro na noite desta sexta-feira, 22 de fevereiro. Depois de provocar muita chuva na região de Angra dos Reis, as áreas de instabilidade começaram a atingir a região da Marambaia, no oeste da cidade do Rio de Janeiro por volta das 20 horas. A região  do aeroporto de Santa Cruz tinha trovoadas às 20 horas.

 

 

Outra área de chuva avança pelo interior do Rio de Janeiro, do Médio Paraíba para a região Serrana e Baixada Fluminense. A passagem deste sistema provocou muita chuva em Barra Mansa, Barra do Piraí e Volta Redonda. Em Barra do Piraí, o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou cerca de 40 mm em apenas 1 hora, entre 20h10 e 21h10. Tecnicamente um acumulado de 20 mm em 1 hora já é considerado chuva forte.

 

 

RJ_temporal_22-2-19

 

Outra área de chuva cresce na região de Itaboraí. Da para ver estas áreas de chuva na imagem do radar do Sumaré.

 

 

 

 

Por causa do deslocamento destas áreas de chuva, a cidade do Rio fica em atenção chuva forte e raios nas próximas 3 horas.

 

 

Alguns grandes acumulados de chuva observados em 3 horas (entre 17h40 e 20h40) na região de Angra dos Reis e no Sul do RJ, segundo o Cemaden

 

Angra dos Reis/Itanema: 82,5 mm

Barra Mansa: 62,2 mm

Volta Redonda: 36,6 mm

 

Rio de Janeiro tem fevereiro mais chuvoso em 21 anos

 

Fim de semana

Fim de semana de sol e calorão no estado do Rio de Janeiro. O mar fica tranquilo neste sábado, praticamente sem ondas. No domingo, as ondas podem chegar a 0,5 metros.

 

Mesmo com  a expectativa de muitas horas com sol forte, não dá para descartar a chance de pancadas de chuva no fim da tarde. Mas a chuva que ocorrer não deve ser generalizada e nem vai se prolongar por muitas horas. Não deve chover no Norte e Noroeste do estado do Rio. 

 

No domingo, o sol forte predomina no estado do Rio de Janeiro, mas o Grande Rio, a região Serrana, o Sul Fluminense e a Costa Verde (região de Angra) podem ter pancada de chuva no fim da tarde. O calor do domingo será maior do que do sábado.

 

Frente fria

O risco de temporais aumenta na segunda-feira com a aproximação de uma frente fria.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP


min

19°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

11°
min

24°
max

0mm / 0%