Mais chuva avança do interior para a Grande SP

26/02/2019 às 11:25
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Tempo continua instável nesta terça-feira, 26, com previsão mais chuva em todo o estado de SP no decorrer da tarde. Saiba quanto choveu até agora.

A cidade de São Paulo amanheceu debaixo de chuva, em uma situação crítica com centenas de árvores caídas, problemas no funcionamento em algumas linhas do metrô e de trens por causa da chuvarada desde a noite de ontem. Às 10 horas o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura - registrava dezenas pontos com alagamento na capital paulista.

 

A chuva forte e volumosa foi provocada pela passagem de várias áreas de instabilidade que desde o fim da tarde da segunda-feira, 25, avançaram do interior paulista para a Grande São Paulo e também do Paraná. Estas áreas de instabilidade se formaram pela combinação de grande disponibilidade de umidade sobre o estado de São Paulo, calor, da presença de circulação ciclônica em médios e baixos níveis da atmosfera e do deslocamento de uma frente fria pelo litoral paulista.

 

 

Chuva de fevereiro supera a média na cidade de São Paulo

Até 9 horas do dia 26, o Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo,  acumulou 288,2 mm, total que está 17% acima da média para fevereiro que é de 246 mm, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Em fevereiro de 2018 choveu 102,2 mm

Por enquanto, a capital paulista  fevereiro mais chuvoso desde 2011 quando choveu 311,5 mm

 

 

Mais chuva para esta terça-feira

O tempo permanece muito instável nesta terça-feira, 26, e grandes áreas de chuva continuam espalhadas pelo interior do paulista. Parte desta instabilidade avança para o leste e vai passar sobre a Grande São Paulo e litoral no decorrer da tarde. A chuva deve começar na Grande São Paulo no início da tarde e pode chover com moderada a forte intensidade. A situação ainda é alerta para mais alagamentos e deslizamento de terra. Há risco de transbordamento de córregos.

 

 

Chuva no interior de SP - 11h - 26/2/19 (radar IPmet/UNESP)

 

 

Balanço da chuva em SP

Confira o balanço parcial de chuva em SP, considerando o período entre 9 horas do dia 25 e 9 horas do dia 26 de fevereiro de 2019.



Volumes registrados em SP pelo INMET (automáticas)

 

Iguape: 60 mm

São Paulo (Mirante de Santana, zona norte): 45,4 mm - automática

São Paulo (Interlagos, zona sul): 44,6 mm

São Miguel Arcanjo: 41,4 mm

Registro: 39,0 mm

Bertioga: 33,6 mm

Itapeva: 33,0 mm

 

Volumes registrados na capital pelo CGE

 

 

Chuva na cidade de São Paulo entre os dias 25 e 26 de fevereiro de 2019

 

 

 

 

Foto de Eiglise Santos, São Paulo (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%